DESTINADA AOS HERÓIS: 1° BPChq completa 132 anos!

"Ao batalhão da vanguarda. Nos orgulhamos de pertencer." Na manhã deste dia 1 de dezembro, o 1° Batalhão de Polícia de Choque completam 132 anos de existência. Em comemoração, foi realizada uma Solenidade Militar em seu quartel, com a presença de diversas autoridades militares e civis, destacando o Secretário de Segurança Pública e o Comandante Geral da PM:

A ROTA é uma modalidade especializada de policiamento, realizando o chamado patrulhamento tático, específico para o atendimento de ocorrências de gravidade e intervenções envolvendo o crime organizado. Sua implementação remonta a época em que a Força Pública e a Guarda Civil foram unificadas, gerando a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O que diferencia a ROTA dos demais programas de policiamento? Na verdade, toda atividade específica de polícia resulta na combinação de um trinômio essencial, diferenciando tal atividade daquelas cotidianamente realizadas, qual seja: Homem, Equipamento e Treinamento.

O PROFISSIONAL que labora na ROTA deve ter um perfil que alinhe, perfeitamente, o amplo conhecimento técnico e tático das atividades de polícia repressiva e combate ao crime, com a resiliência necessária à manutenção dos 12 princípios e valores apregoados no Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM), destacando a hierarquia, a disciplina, a honra, a coragem e a verdade real.

O EQUIPAMENTO e o TREINAMENTO que habilitam tal policial militar são diferenciados em virtude da natureza de sua atuação. Na verdade, os dois elementos deste vértice são coligados, já que a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes no uso de armamento e demais aparatos empregados no serviço policial são circunstâncias vitais para o cumprimento de nossa missão constitucional, preservando vidas e aplicando a lei.

A ROTA realmente é destinada àqueles que entregam sua vida pessoal e profissional pelo bem da sociedade. Aliás, este é o compromisso que todos os policiais militares realizaram, perante a bandeira nacional, paulista e da PMESP, testemunhado por seus familiares e entes queridos, desde o ingresso na instituição. Todo o serviço policial necessita de seres humanos diferenciados, com capacidade e força mental para entregar sua própria vida na defesa da sociedade, destacando aqueles que trabalham no rádio patrulhamento, primeiro atendimento de ocorrência que exige flexibilidade, capacidade e competência para solucionar o problema enfrentado, sempre com o incondicional apoio do Comando no acionamento dos meios e recursos especializados necessários, como a própria ROTA. Na verdade, a POLÍCIA MILITAR É DESTINADA AOS HERÓIS!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP, Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES e Subcomandante do 14º BPM/M)
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Militar, Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!