💪🚔 EMPODERANDO O CIDADÃO: A Prevenção Primária e seus efeitos na segurança pública!


Graças ao intenso COMBATE AO CRIME ORGANIZADO no Estado de São Paulo, fruto da inteligência, parceria e integração entre as Forças de Segurança, vivemos um momento onde há recordes de APREENSÃO DE DROGAS E DE ARMAS, bem como de uma redução constante e sistemática dos INDICADORES DE CRIMES CONTRA A VIDA E INTEGRIDADE FÍSICA, principalmente o homicídio. Nesse contexto, o chamado DELINQUENTE COMUM, ou seja, aquele envolvido na prática rotineira e habitual de delitos de menor valor financeiros, tem se adaptado com base na realidade, migrandonsuas ações para a prática dos chamados CRIMES DE OPORTUNIDADE, onde a falha do cidadão na chamada PREVENÇÃO PRIMÁRIA o coloca como POTENCIAL VÍTIMA destes delinquentes.

Com o fim da pandemia do COVID-19, as AGLOMERAÇÕES voltaram a se tornar um cenário comum. Com a evolução dos aplicativos de gerenciamento pessoal (como controle e movimentação de contas bancárias), o APARELHO CELULAR se tornou a NOVA BOLSA/CARTEIRA da sociedade contemporânea. Assim, PESSOAS DESPREVINIDAS, que deixam os celulares nos bolsos (principalmente de calças e bermudas largas), podem ser alvo de FURTO sem, ao menos, perceber quem foi o infrator. Como exemplo, torcedores que optam por entrar nos Estádios minutos antes do jogo, aderindo à chamada MASSA DA TORCIDA, podem perceber que seu aparelho foi subtraído apenas quando chegar no momento de apresentar o ingresso virtual para o acesso à praça desportiva. Em OPERAÇÕES JOGO é comum, pelo menos, 10 RELATOS deste tipo de crime aos Policiais Militares de serviço.

As chamadas GANGUES DAS CORRENTINHAS, normalmente compostas por menores de idade ou jovens, também procuram locais de elevada concentração de pessoas para realizarem o chamado "RAPA", onde grupos de 4 a 6 delinquentes seguram as vítimas, arracam as jóias e saem correndo. Em outro modal, procuram mulheres que circulam sozinhas, em locais afastados, realizando a subtração ilegal solitariamente ou em duplas (neste último caso, se evadindo de moto)

O FURTO DE VEÍCULOS EM VIAS PÚBLICAS também e resultado da displicência de seus condutores ou proprietários. Moradores de bairros nobres ou frequentadores de casas de show ou espetáculo que deixam seus carros e motos estacionadas em vias públicas, entre 20h00 e 06h00, se tornam potenciais vítimas de criminosos que, normalmente, procuram veículos populares (motores de baixa cilindrada) facilmente desmontados em desmanches para que suas peças sejam comercializadas em lojas irregulares e clandestinas em municípios da Grande SP.

Em todos esses casos, a POLÍCIA MILITAR atua PREVENTIVAMENTE e REPRESSIVAMENTE. Como exemplo, o 4° BPM/M (que cuida dos Bairros da Barra Funda, Perdizes, Lapa e Vila Leopoldina) reduziu em 27% a quantidade de FURTO OUTROS (realizados mediante a subtração de jóias, celulares e em estabelecimentos comerciais) em 13% o ROUBO OUTROS (mesmos crimes anteriores, praticados com ameaça e/ou violência) do 2° Bimestre (Mar/Abr) para o 3° Bimestre de 2025, segundo dados da Coordenadoria de Análise de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública.

Entretanto, enquanto o cidadão ofertar a já citada OPORTUNIDADE ao criminoso, tais tipos delituais continuarão fazendo parte de nosso cotidiano. As medidas de PREVENÇÃO PRIMÁRIA, onde a consciência situacional das pessoas, dificulta a aplicação do "modus operandi" do infrator, são fundamentais para que tais delitos reduzam ainda mais. Evitar circular em locais com alta concentração de pessoas com o celular na mão ou em bolsos largos, utilizando jóias discretas e evitando correntes; redobrando a atenção em locais ermos (principalmente as mulheres); não estacionando seus veículos em vias públicas no período noturno; todas essas medidas irão DIFICULTAR A VIDA DO LADRÃO que, nestes casos, sempre irá procurar locais onde a VULNERABILIDADE DOS MORADORES É MAIOR. Não se engane: o infrator não tenta praticar o delito com dúvidas, ele age na certeza de que seu(ua) escolhido(a) será surpreendido(a). ANDE ATENTO 360° GRAUS quando, por imposição de sua rotina, tiver que se expor a condutas que o(a) colocam na mira destes criminosos de pequena monta.

Veja: NÃO QUEREMOS VENDER A INSEGURANÇA! Os indicadores criminais do Estado de São Paulo são os MENORES DO PAÍS, com a menor taxa de homicídios da história. Pelo contrário, queremos EMPOPDERAR O CIDADÃO DE BEM, para que possa circular nas ruas e espaços públicos conscientes de que as medidas de PREVENÇÃO PRIMÁRIA inibem as práticas delituosas. Neste contexto, a PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE É FUNDAMENTAL, através de divulgações dos CONSEGs e PVSs sobre medidas assertivas que reduzem as chances de nos expormos aos crimes contra o patrimônio! UNIDOS, VAMOS VENCER! FOCO NA MISSÃO!

📓AUTOR: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Coord Op 4° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

👮‍♂️👮‍♀️HOMENS E MULHERES DE HONRA: Policiais Militares à serviço da sociedade!

COMBATENDO NUMA GUERRA HÍBRIDA: Lutando contra a perversidade algorítmica da internet e contra lógica editorial destrutiva de certo veículo de comunicação!