A CHAVE DO SUCESSO: Instrução de Nivelamento em Procedimentos Operacionais!

Treinamento INPO na sede do 14° BPM/M (crédito: Repórter Jornalístico MARANHÃO - Diário da Região)

O segundo semestre de 2023 está sendo marcado por uma intensa e importante mudança de rotina nos Batalhões (Btls) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). A Instrução de Nivelamento em Procedimento Operacional (INPO) têm como propósito finalístico a disseminação de conceitos e técnicas de enfrentamento de adversidades críticas nas atividades de policiamento ostensivo, sempre com o fito finalístico de preservar vidas e aplicar a lei.

No mês de junho e julho, profissionais de toda a Instituição com especialização em defesa pessoal e ações não-letais passaram por uma formação mimética na centenária Escola de Educação Física da Polícia Militar (EEF/PM). Entre agosto e dezembro, serão responsáveis por retransmitir conceitos e exercícios de progressão e combate em ambiente confinado, atendimento pré-hospitar tático (APH tático), utilização de tecnologias de menor potencial ofensivo, entre outras intervenções contemporâneas e factíveis com o atual contexto de combate ao crime.

Mais de 100 Btls em todo o Estado de São Paulo estão, simultaneamente, replicando essa idêntica programação formativa de 16 horas-aula, alcançando os quase 80 mil Policiais Militares antes do deslinde de 2023. Em Osasco, já temos 90 habilitados às vésperas da comemoração do dia da Independência do Brasil. Até dezembro, os mais de 700 PMs estarão devidamente capacitados por essa pioneira e importante atividade motriz de treinamento modular padronizado, inovando a modelagem de habilitação policial durante o serviço.

Quanto vale o treinamento? TUDO! Ele é o elo essencial e imprescindível que une o profissional detentor de conhecimentos, habilidades e atitudes com o equipamento adequado para o cumprimento das mais variedas e múltiplas atribuições funcionais. Ele permite a aquisição de memória e capacidade muscular de repetir condutas e comportamentos sob estresse e elevada pressão, replicando as técnicas retrospectivamente inculcadas mesmo em nomentos de elevada inquietação. Ele permite a leitura de cenários e a adaptação da doutrina de procedimentos para a realidade fática, garantindo um adequado desfecho do episódio crítico pela aplicação tática mais compatível com o factual encontrado na ocorrência. Para aqueles que integram as Operações Especiais, máximas como "o treinamento é tudo ou quase tudo para alcançar o sucesso" e " uma tropa de elite deve valorizar os três momentos que justificam sua existência - treinar, dar treinamento e operar"; são mantras que ecoam nas mentes de todos aqueles que assumiram um compromisso inexpugnável e irretratável de defender a sociedade, mesmo que com o sacrifício da própria vida.

Que todos os valorosos integrantes dessa quase bicentenária Força Pública bandeirante possam entronizar a teoria e a prática dessas oficinas, que exploram competências fundamentais para garantir a integridade própria e de terceiros em incidentes críticos. Treinar para salvar vidas! Treinar para proteger o cidadão! Vamos todos juntos, ninguém fica pra trás! FOCO NA MISSÃO!

Autor: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcomandante do 14° BPM/M e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!