POLÍCIA MILITAR NO DIA DAS CRIANÇAS: agindo no presente e transformando o futuro!

Nesta manhã do feriado de 12 de outubro - Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) - a Polícia Militar Paulista, através da 2ª Companhia do 14º BPM/M, realizou a entrega de brinquedos a diversas crianças da Vila Dalva em Osasco. Os policiais militares fizeram a alegria da criançada, e mais uma vez mostraram que a Polícia e comunidade podem caminhar juntas na formação de uma juventude melhor. A participação do órgão estatal com a formação cidadã de crianças e adolescentes através de ações sociais, assim como é feito no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD) amplamente realizado em Osasco pelos policias desse centenário batalhão, traz benefícios no longo prazo à população osasquense.

Através de seu sistema de gestão, à Polícia Militar do Estado de São Paulo visa o trinômio: Gestão pela Qualidade, Direitos Humanos e Polícia Comunitária. Portanto, a PMESP segue como um órgão atuante na formação de uma sociedade mais próspera. A polícia comunitária como filosofia permeia todos os níveis e é absorvida por todos os policiais militares com a internalização de seus conceitos primários de mobilização da comunidade, respeitando a diversidade cultural e social. E como estratégia, direciona esforços, medidas e programas para a participação comunitária obtendo-se, mutuamente, respaldo, cooperação e parceria para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A ação ocorrida nesta manhã (12), em Osasco, serve como uma forma de prevenção primária, onde sociedade e governo, em todas as esferas, realizam ações e políticas públicas que acabam trazendo a médio e longo prazo resultados permanentes atuando na origem da desorganização social e infrações penais. Ensina o Cel PM Telmo, uma das maiores autoridades em polícia comunitária, que prevenção primária - originada na medicina - é um “conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam à diminuição da incidência da doença”.

A Polícia Comunitária também é conhecida como "Polícia de Aproximação", ou seja, permeia o princípio de que o Militar do Estado, oriundo da própria sociedade, possa contribuir diretamente com a melhoria das condições sociais, pois tal azimute também interfere favoravelmente com a Ordem Pública, missão constitucional que exige desta quase bicentenária Força Pública bandeirante muito mais do que o policiamento ostensivo, seja ele preventivo ou repressivo. Somos os guardiões da sociedade e, partindo desta premissa inerente à nossa função, interferimos beneficamente no presente para garantir um futuro melhor. A ação realizada neste dia da criança exemplifica a conduta e retidão de nossos valorosos homens e mulheres de farda, plenamente imbuídos desta responsabilidade!

Sob o espectro inverso, a participação popular nos problemas de polícia também é fundamental, pois a comunidade conhece como ninguém sua localidade, as peculiaridades, onde ocorrem e os tipos de delitos, quem são os criminosos que atuam e moram na área, facilitando o trabalho da polícia preventiva e repressiva. A população, conhecendo sua polícia e como ela atua, acaba conhecendo as deficiências e dificuldades encontradas por ela no dia-a-dia, ajudando a solucioná-las. Conheça e respeite sua Polícia, nossa missão é servir e proteger!

AUTORES:
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Comandante Interino do 14º BPM/M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!