Dia da Bandeira do Brasil: o comprometimento com os nossos Símbolos Pátrios!


Hoje, 19 de Novembro, comemora-se, nacionalmente, o Dia da Bandeira da República Federativa do Brasil. Possuindo sua comemoração diretamente relacionada com a data da Proclamação da República, quatro dias após, realizada no ano de 1889, possui um cabedal histórico que retrata todo o sentimento de uma nação.


Considerada como o primeiro Símbolo de nossa Nação de acordo com o Artigo 1° da Lei n° 5.700 de 1971, toda a representatividade de nossa Bandeira encontra-se em seus detalhes! O desenho criado pelo artista francês Jean Baptiste-Debret manteve parte da estrutura da época do império.


O "verde", que retratava uma homenagem à família do primeiro imperador do Brasil, hoje se traduz pelo trecho do Hino à Bandeira: "... a verdura sem par destas matas", representando nossas imensas matas e florestas!


O "amarelo", que também relacionava-se a famílias da época imperial, hoje reluz ao ouro e nossas intermináveis riquezas!


E o "azul" e o "branco", dizem respeito, respectivamente, ao "Céu de Puríssimo Azul", retratando o dia da Proclamação da República, e ao desejo pela paz!


Tamanha representação dimensiona a grandeza da nação, demonstrando o sentimento de patriotismo e disposição de nosso povo em manter a paz social a qual possui o dever de cultivar, no mais específico significado, o lema de "Ordem e Progresso". Os fatores intrínsecos ao nosso militarismo, carrega consigo, também, uma série de deveres relativos ao cuidado com o manto mais precioso de nosso país, pois no simbolismo dele reside a própria nação brasileira!


Indo ao encontro, nosso Centenário Batalhão da Cidade-Trabalho, cultiva e valoriza as tradições e obrigações atinentes ao símbolo máximo, apontado na rotina de hasteamento e arriamento diário do pavilhão. Com a tropa em forma e sob comando de um Oficial, nosso símbolo augusto da paz, acima da Bandeira Paulista e da flâmula do Comandante da Unidade, é a primeira a subir, e a última a arriar. Nossas tradições dizem respeito ao que somos e ao que cultivamos!


"Paira sempre Sagrada Bandeira, Pavilhão da Justiça e do Amor"


Autores:

Asp Of PM Daniel de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB)

1º Ten PM Lucas Martins de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!