SEGURANÇA ESCOLAR: Dever do Estado, Direito e RESPONSABILIDADE de todos!

Infelizmente a Capital paulista foi surpreendida recentemente com mais um triste episódio de violência. Estudantes de uma Escola Estadual na zona leste paulistana foram vitimadas por um adolescente transtornado, que acabou ceifando a vida de uma garota dentro da sala de aula. O lamentável fato é reincidente, pois uma ocorrência similar já havia se sucedido no início do ano. O 14° BPM/M, cuidando da segurança no município de Osasco, direcionou seus ativos operacionais para este ponto sensível, em virtude da repercussão midiática do ocorrido e seus potenciais efeitos na sensação de segurança do ambiente escolar.

O que o centenário Batalhão da PM pode fazer para proteger a direção, os discentes e os docentes osasquenses? O Programa de Policiamento Escolar (PPE) intensificou as rondas nas 52 Escolas Estaduais da "cidade-trabalho". Na última semana, os 5 Capitães que comandam às Companhias territoriais compareceram em todos os colégios administrados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), colocando-se à disposição para contribuir com o necessário. Foi divulgado o aplicativo "segurança escolar sp", similar ao "SOS mulher", que pode ser adquirido gratuitamente em qualquer “playstore” e que, após identificação com o e-mail e senha do sistema "gov.br", permite o acionamento de um "botão do pânico" - onde após 2 segundos de toque, uma unidade de serviço da PM se desloca para o lugar onde está o aparelho celular, por geolocalização, reduzindo o tempo dispendido numa ligação telefônica convencional via 190.

Tais medidas são suficientes? Para o 14° BPM/M, que tem como foco servir e proteger os cerca de 800 mil habitantes de Osasco, foi o possível a ser implementado com os recursos disponíveis. Entretanto, outros "players" e atores devem assumir seu compromisso para garantir a segurança em nossas Escolas!

Nesse sentido, a SOCIEDADE tem um papel fundamental! As organizações civis e comerciais que tem suas sedes ou serviços em área de perímetro escolar (raio de 500 metros no entorno de prédios com esta finalidade) devem estar atentas e, caso saibam de informações de possíveis ataques, devem acionar imediatamente a Polícia Militar (190) ou o Disque Denúncia (181), este, realizado de forma anônima. A mesma orientação cabe aos PROFESSORES que, utilizando os já citados meios ou a própria comunicação com a direção escolar e seus alunos, podem evitar tragédias.

A FAMÍLIA também tem um papel fundamental! Este ator social deve ser o principal ente responsável pela educação de suas crianças e adolescentes, terceirizando para as Escolas apenas (e tão somente) sua responsabilidade, estampada em seu próprio nome: escolarizar, ou seja, ensinar o letramento alfa-numérico-científico para preparar o futuro cidadão no engajamento de suas responsabilidades. EDUCAR é um processo de complexidade maior, que supera a teoria mnemônica das salas de aula. Educar é dar e ser exemplo, estar e se fazer presente, corrigir desvios , ensinar valores... Enfim, uma competência muito mais propícia de ser propagada e difundida em casa do que na escola.

O termo "aluno" (sem luz) não corresponde com a personalidade majoritária dos estudantes da Rede Estadual de Educação. Criativos, dedicados e esforçados, honram e dignificam seus pais, irmãos e amigos, tentando apreender e superando todos os desafios e percalços, como os fatídicos episódios de violência ocorridos em um espaço que, idealizado originalmente na Grécia antiga, deveria ser um "templo do saber". Já no ensino médio, muitos adolescentes engajados assumem dupla jornada (estudo e trabalho) para realizarem seus sonhos de serem médicos, dentistas, engenheiros... policiais! Todos nós somos responsáveis pela Educação! VAMOS ASSUMIR NOSSO PAPEL DE PAIS E EDUCADORES! VAMOS PROPAGAR A PAZ NAS ESCOLAS!

 AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP, Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES e Subcomandante do 14º BPM/M)
 1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!