UM TRIBUTO AOS HERÓIS DA POLÍCIA MILITAR: A Medalha Cruz de Sangue!

No dia 07/11/2023, às 10h00, os familiares dos Policiais Militares que perderam suas vidas no cumprimento do dever receberam a MEDALHA CRUZ DE SANGUE no grau ouro, defronte ao Quartel do Comando Geral da Instituição, na capital paulista. Ainda neste novembro, os integrantes da Força Pública bandeirante que tiveram lesões (grau bronze), bem como incapacidades graves e permanentes (grau prata) decorrentes de atos de serviço, também serão reconhecidos com tal honraria na sede de seus respectivos Comandos Regionais em todo o Estado de São Paulo.

Embora meritória, tal valorização e condecoração, na prática,  não é desejada por nenhum dos quase 80 mil profissionais que se perfilam às fileiras dessa quase bicentenária Organização. Sua outorga implica que, o Oficial e a Praça homenageada passou por um episódio que resultou em sequelas eternas em sua saúde física e mental, impactando diretamente na sua convivência com seus entes queridos, que aguardam ansiosamente seu retorno, e que diariamente, de forma síncrona e proporcional, orgulham-se e se preocupam com cada ato praticado por aqueles que juraram, perante Deus e a Bandeira Nacional, irem de encontro o perigo para salvar vidas, fazer cumprir à lei e restabelecer a ordem pública.

Infelizmente, a crescente falta de respeito às autoridades, acrescido pela superficialidade e desconexão lógica dos criminosos, expõem nossos Guerreiros e Guerreiras da farda cinza bandeirante a um elevado e preocupante perigo. Vaidade e arrogância impelem seres humanos desprovidos de razão e de senso mínimo para a convivência social a praticarem delitos contra a vida e o patrimônio público das pessoas de bem, utilizando armas de todos os tipos, exigindo pronta resposta e uma reação de LEGÍTIMA DEFESA PRÓPRIA E DE TERCEIROS dos profissionais de segurança pública, em defesa da sociedade.

Como combater tal covardia? Nas palavras do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel CÁSSIO Araújo de Freitas, em emocionante discurso durante a cerimônia que impeliu a redação deste ensaio, o ato inconsequente daqueles que margeiam o ilícito deve ser combatido com a CORAGEM de todo Policial Militar! Para tanto, cabe a cada um que enfrenta, diariamente, tais riscos, um INVESTIMENTO essencial em suas condições físicas, psicológicas e profissionais. O cuidado com o aprimoramento de técnicas e táticas policiais, através do constante TREINAMENTO é a chave do sucesso para aqueles que desejam superar tais agruras e obstáculos para atingirem a maior vitória em suas carreiras: retornarem para o seio de sua famílias sãos e salvos! FOCO NA MISSÃO! NINGUÉM FICA PARA TRÁS!

*AUTORES:* 
 Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP, Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES e Subcomandante do 14º BPM/M)
 1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Militar e Direito Penal pela UNICSUL, Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!