LIGAÇÃO 190: Salvar vidas e proteger o cidadão exige precisão de informação na ligação!

O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebe, diariamente, milhares de ligações para atendimento de múltiplas e variadas demandas, de prestação de serviços públicos à solicitação de Unidades de Serviço (US) para atendimento de ocorrências policiais. Em Osasco/SP, a ligação 190 è direcionada para o principal Centro da América Latina nesta área, localizado na cidade de São Paulo. Num moderno salão, um processo troncalizado de "árvore decisória" direciona o contato telefônico do atendente para os despachadores, onde os quase 800 mil habitantes da "Cidade Trabalho" podem contar com uma prestação de serviços públicos de excelência, com emprego lógico e racional dos meios, sempre com foco na otimização e diminuição do "tempo-resposta" para a oferta de um atendimento eficaz e eficiente ao cidadão. Entretanto, embora ocorra uam hercúlea sinergia e singular esfoço operacional e administrativo da PMESP para ofertar uma atividade efetivamente relevante e tecnicamente impecável, o SUCESSO do COPOM também depende de um protegonista essencial neste cenário: VOCÊ, CIDADÃO OSASQUENSE! A descrição do fato que resultará no emprego de uma Equipe da PM deve ser realizado com EXATIDÃO!Para tanto, cabe divulgar algumas estratégias que podem contribuir neste sentido. O solicitante deve ter a clara e translúcida consciência de que deve transmitir, APENAS, o que é necessário para o envio dos ativos operacionais, dos meios e recursos EFICAZES e EFICIENTES para a solução de sua demanda. Deve transmitir DADOS (de natureza quantitativa, como números de envolvidos nos fatos) e INFORMAÇÕES (de natureza qualitativa, como a descrição física e de vestimentas dos envolvidos nos fatos) com PRECISÃO, sem devaneios excessivos que possam prejudicar o entendimento daquele que não está no cenário crítico. Ex.: 1 criminoso (dado) de camiseta branca, bermuda e chinelo, com pele branca e cabelo curto (informação). UmA técnica interessante para a transmissão, com objetividade e pragamtismo, das INFORMAÇÕES, seria o uso do "storytelling", ou seja, "contando uma estória"; prática muito utilizada nas narrativas discursivas em nossa contempraneidade, sobretudo, por veículso midiáticos. Para tanto, o narrador deve ter consciência situacional, entendendo que toda descrição de fatos devem ter um começo, um meio e um fim, de forma que esta fique inteligível para o receptor das informações, ou seja, o atendente do COPOM. Outra boa dica na transmissão de INFORMAÇÕES encontra fundamento na utilização das 7 perguntas do chamado "Heptâmetro de Quintiliano": 1. O QUE aconteceu? 2. QUANDO foi? 3. ONDE ocorreu? 4. COMO os fatos se sucederam? 5. QUEM está envolvido? 6. POR QUE os fatos ocorrerm? 7. PARA QUE os fatos ocorrem? A ausência ou imprecisão em qualquer uma destas perguntas pode resultar num emprego inefetivo da PMESP, ou seja, com lentidão na mobilização ou uso inadequado de força policial. Paulistas que residem ou trabalham em Osasco, lembrem-se: VOCÊS SÃO ESSENCIAIS NO COMBATE CONTRA A CRIMINALIDADE! Para tanto, tentem não assumir exclusivamente a postura de vítima quando vivenciar tais episódios. Pelo contrário, seja um protagonista para a solução da ocorrência e a prisão do criminoso! VAMOS TODOS JUNTOS, NIGUÉM FICA PRA TRÁS! FOCO NA MISSÃO!
AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

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