QUEBRANDO PARADIGMAS: Ciências Policiais + Experiência Profissional = Produtividade Operacional!

Durante o ano de 2023, o 14° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (14° BPM/M) foi mais uma das unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) que apresentaram aumento substantivo de PRODUTIVIDADE POLICIAL. O aumento de prisões em flagrante delito, recaptura de foragidos e apreensões de drogas e armas, na verdade, não tem uma mas uma série de explicações que,  concatenadas organicamente, ajudam a explicar o singular empenho da Instituição no combate ao crime.

O uso das CIÊNCIAS POLICIAIS, alinhando a análise das estatísticas criminais, sob as múltiplas causas e efeitos que repercutem na sensação de segurança pública, auxilam na predição da infração e na prospecção da conduta delitiva por parte das Organizações Policiais Militares (OPM's). O uso das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), georreferenciamento dos dados, além dos Objetos de Análise de Inteligência (OAI) são uma realidade em nossa quase Bicentenária Instituição, que não pára de engrandecer este neófito ramo científico com as múltiplas produções derivadas de pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado do Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES).

Entretanto, não basta ser dotado de elementos informacionais e de competência teórica para se aplicar, com eficiência e eficácia, os ativos operacionais. A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL daqueles que, ao longo dos anos de patrulhamento, enfrentaram toda sorte de mazelas e vicissitudes, é elemento constitutivo essencial para o resultado de sucesso desta equação social. Contar com Oficiais e Praças que, muitas vezes empiricamente, descobriram o caminho para superar as adversidades do serviço, é fundamental para que a "práxis", ou seja, a transladação do campo teórico para o campo prático, fosse ealizada com excelência no ano passado!

As Ciências Policiais e a Experiência Profissional possuem, dessarte, um almágama identitário que as unifica nesta perene luta pela perservação da ordem pública... São as PESSOAS! Os pesquisadores (policiais e não policiais) e autoridades públicas que, dominando uma ou ambos espectros da equação, aplicam seu esforço para transformar nossa sociedade num ambiente de paz e tranquilidade! Homens e Mulheres que, sem descanso e sem temor, sacrificam seu tempo para idealizar uma coletividade mais justa, fraterna e solidária. É tempo, portanto, de QUEBRAR PARADIGMAS e enaltecer todos os atores que possibilitaram essa VITÓRIA: Policiais Militares, Policiais Civis, Guardas Civis Municipais, Vigilantes Patrimoniais e Privados, Autoridades Públicas Estaduais e Municipais; Terceiro Setor (Associações Civis e Militares), Mídias Sociais, Imprensa... Enfim, todos aqueles que, em OSASCO ou no ESTADO DE SÃO PAULO, entendem que a SEGURANÇA PÚBLICA é feita através da construção de políticas públicas, da edificação de ideias, DLde compartilhamento dos esforços, ou seja, pela SOMA, nunca pela SUBTRAÇÃO! VAMOS TODOS JUNTOS! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
Cap PM Marcos de Brito NOBRE (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB)
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB) .
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!