UM DURO GOLPE NA CRIMINALIDADE: A Operação Adaga e o impacto na segurança pública do Estado de São Paulo


Desde 2023, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) realiza a OPERAÇÃO ADAGA. Válida para toda a Instituição, é implementada a partir de Batalhão (Btl) nas semanas que antecedem feriados. Têm como objetivo principal RECAPTURAR FORAGIDOS DA JUSTIÇA, reduzindo a criminalidade e aumentando a sensação de segurança nos momentos onde a população vivencia seu merecido e justo tempo de ócio e lazer, movimentando-se nos centros urbanos com maior frequência:

Em execução desde o dia 15/1/24, a OPERAÇÃO ADAGA VII já recapturou 17 CRIMINOSOS QUE HAVIAM SE EVADIDO DO SISTEMA PRISIONAL EM OSASCO. Em ação policial-militar integrando os programas de policiamento de Radiopatrulha (RP), Radiopatrulha Motorizada (RPM), Rondas com o Apoio e Motocicletas (ROCAM) e de Força Tática (FT), o efetivo do 14° BPM/M têm cumprido seu papel na atual fase desta importante atividade operacional coordenada, que prospecta garantir a paz e a proteção dos paulistas e turistas durante o festejos carnavalescos na "Cidade Trabalho".

Cabe destacar um diagnóstico importante sobre as prisões de foragidos nas OPERAÇÕES ADAGA em Osasco. Em sua maioria, os criminosos que retornam às prisões cumpriam pena por TRÁFICO DE DROGAS ou por ROUBO/FURTO. Na ADAGA VII, até o momento, 8 detidos eram ladrões que subtraíram patrimônio privado (com ou sem violência). Outros 4 eram traficantes de entorpecentes. Portanto, cerca de 70% dos criminosos recapturados na cidade que possuir o 2° maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado paulista se enquadravam nos 2 modais delituais retrocitados!

Outra informação essencial refere-se à principal causa que explica a evasão do preso em relação ao cumprimento de sua pena. Em análise detida, apenas, do resultado da ADAGA VII até o momento, 12 dos 17 recapturados não retornaram aos presídios após o instituto da SAÍDA TEMPORÁRIA. Os outros 5 casos, possuem múltiplas explicações, com irrelevância probabilística para qualquer tipo de ilação ou conclusão (não pagamento de pensão alimentícea, não apresentação em juízo durante liberdade provisória, entre outros).

O Comando, tanto da PMESP quanto do 14° BPM/M entende e estimula o hercúleo esforço de seus profissionais para recapturar foragidos da justiça, oniscentes de que o retorno destes criminosos ao sistema prisional é fundamental para assegurar a ordem pública aos cidadãos paulistas durante os feriados. Assim, para otimizar tal labor, contamos com a imprescindível participação popular, através do DISQUE DENÚNCIA 181 (com possibilidade de manter o sigilo e o anonimato do denunciante) ou das ligações para o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), através do número 190, transmitindo dados e informações que ajudem á identificar e prender os foragidos apenados. LEMBREM-SE: garantir a Segurança Pública é obrigação do Estado, mas também é um DEVER E RESPONSABILIDADE DE TODOS! Cidadão: faça sua parte! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!