CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!

Na tarde deste sábado, 3 de fevereiro de 2024, vivenciamos uma triste e marcante passagem na história de nossa quase bicentenário Força Pública bandeirante. O Sd PM COSMO, do 1° Batalhão da Polícia de Choque (1° BPChq) foi enterrado, às 15h00, no Mausoléu da Polícia Militar, na capital paulista. Estima-se que mais de 1 mil pessoas acompanharam o féretro e o enterro de mais esse HERÓI da PMESP, que tombou no cumprimento do dever na sexta-feira a tarde, em ocorrência na baixada santista, durante confronto contra o crime organizado naquela região. No mesmo horário hoje, Policiais Militares do 14° BPM/M e da Guarda Civil Municipal de Osasco prestaram continência e fizeram o acionamento de 1 minuto de sirene em frente à Prefeitura e a Ponte Metálica, em homenagem póstuma.

Lamentável narrarmos fatos como este, numa sociedade onde, "in thesis", acumulamos e produzimos uma quantidade quase infinita de dados, informações e conhecimentos. De nada adianta retermos tanto potencial para a evolução humana se desrespeitamos aquilo que permitiu nossa condição humana eriger-se até a contemporaneidade: a ORDEM. Para abandonarmos o nomadismo, a necessária CONVIVÊNCIA SOCIAL apenas foi possível graças ao estabelecimento de um ESTADO, onde o POVO, o TERRITÓRIO e o PODER foram assegurados e garantidos por cidadãos, com múnus público e MONOPÓLIO EXCLUSIVO DO USO DA FORÇA para garantir o indispensável BEM COMUM!

O POLICIAL MILITAR é um dos principais agentes responsáveis por garantir e sustentar o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO contra uma horda de infratores e criminosos que desafiam os milhares de anos de evolução social. Ao atirar contra um PM, o "ser humano" renega todos os princípios e valores que levaram nossa sociedade a atingir seu atual patamar. Nossa expectativa de vida não é mais de 30, mas sim de 70 anos. Se menos de 10% da população é analfabeta, contrariamente aos mais de 90% de 150 anos atrás. Se quase 100% da população tem acesso à água, esgoto, educação e segurança; tudo isso foi possível graças ao ESTADO, graças a ORDEM, graças àqueles que assumiram o compromisso de servir à causa pública e ao próximo!

Não foi apenas o Sd PM COSMO que perdeu a vida hoje! Perde à sociedade, perde o Estado, perde a família e amigos do nosso herói! Uma parte desta secular Instituição de Feijó e Tobias também é alvejada e ferida. O aumento episódico de criminosos que desafiam o ESTADO impele uma inexpugnável reação daqueles e daquelas que defendem a PAZ e a PROTEÇÃO SOCIAL, amparados pela legalidade, pela legitimidade, pela honra e pela lealdade aos companheiros que ostentam o mesmo compromisso de defender os paulistas, mesmo que com o sacrifício da própria vida!

QUEM ATIRA CONTRA A FARDA, ATIRA CONTRA A SOCIEDADE! Fomenta o caos, a desordem e a destruição. Macula valores que nos identificam como viventes que fomentam, a cada interação, a edificação de um mundo melhor, mais justo e menos desigual. Hoje, a história da PM foi tingida com sangue de mais um dos seus integrantes que tombou defendendo a soberania. Mas não se engane, parafraseando Honoré de Balzac: "Governos passam, sociedades morrem, mas a Polícia é eterna."! No fim: IREMOS VENCER! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)