CUIDANDO DA FAMÍLIA POLICIAL-MILITAR: investindo o tempo com quem realmente importa - os NOSSOS!

Entre os bens materiais e imateriais existentes na humanidade, qual o mais importante? É o nosso TEMPO! O tempo não volta, ele é vivido e suas lembranças são armazenadas no passado. O que vivemos hoje, não se repetirá amanhã. Mesmo que tenhamos vivenciado a mesma rotina; o espaço e a interação pessoal, social ou profissional SEMPRE SERÃO MODIFICADAS. O que passou, passou. Não volta mais! Portanto, além de viver nosso tempo da melhor maneira possível, devemos investir em cada segundo que convivemos com aqueles e aquelas que são mais caros e importantes para nós. Como fazemos isso no 14° BPM/M? Investindo nosso tempo na valorização e cuidado com a FAMÍLIA POLICIAL-MILITAR!

No dia 24 de abril de 2024, estive em Itapetininga (localizada à, aproximadamente, 200 km de Osasco), em reunião presencial com o Subcmt e o Coord Op do 22° BPM/I, indicando o retorno de um excelente Cap PM que, após a promoção ao posto e inexistindo vaga na unidade próximo de seu núcleo familiar, foi movimentado para Osasco e, sem esmorecer, vem desenvolvendo um excepcional labor à frente da 2a. Cia. Em seguida, fomos até Itapeva (distante 330 km da "cidade-trabalho") realizar uma VISITA SOLIDARIA ao Padrasto (na verdade, pai por amor e por criação) de um Policial Militar que, recentemente, perdeu sua vida; acalentando e se colocando à disposição dos entes mais próximos e amigos neste momento de dor e de saudade.

Já no dia 25 de abril de 2024, pela manhã, duas homenagens e reconhecimentos aos mais recentes PAIS POLICIAL-MILITARES da unidade: nosso Cap Of P/1 e P/5 e um de nossos Ten CFP diurno (este, com nossa presença no Hosp Cruz Azul, já que a família aguardava a liberação médica pós-cesárea). Além da entrega de presentes, o uso de PALAVRAS de estímulo e de engrandecimento, já que a chegada de um filho ou de uma filha MUDAM A VIDA DE UM HOMEM OU DE UMA MULHER. Por falar em vida, no mesmo dia, no período vespertino, comparecemos na 1a. Cia para prelecionar o efetivo sobre o SUICÍDIO, destacando justamente a necessidade de cuidarmos uns dos outros, de observarmos sinais e possíveis "gatilhos" de tentantes que, na maioria das vezes, acumulam problemas pessoais imperceptíveis aos olhos dos irmãos e irmãs de farda mas que, inexoravelmente, levam ao auto-sacrifício da própria vida, pelo fato de não conseguir lidar com aquela dificuldade. Evocamos a necessidade da EMPATIA e uma máxima humana inquestionável: NOSSO PROBLEMA SEMPRE SERÁ MAIOR DO QUE OS DO DEMAIS, MESMO QUE SEJA EXATAMENTE O MESMO!

Administrativistas ou burocratas enviesados institucionais poderiam levantar questionamentos: Você não usou inadequadamente seu tempo de serviço como Subcmt de Btl? Você não deixou de fazer, efetivamente, sua função de cuidar do Estado-Maior e da estrutura logística e disciplinar da Unidade? Para mim, a resposta é clara e enfática: NÃO! Cabe ao Subcmt Btl o cuidado com o seu EFETIVO, atenção está que não se limita à conferência de documentações produzidas na teoria mas, também, ao EXERCÍCIO PRÁTICO DE IR ATÉ NOSSO POLICIAL MILITAR: estar presente e dar presente, ser crítico e orientador, fazer o bem por ele(a) e por nossa Instituição. Ademais, o cuidado com trâmites de qualquer tipo de documento, com a implementação do Sistema SEI, virtualizar, em tempo real, a conferência, analise e assinatura de qualquer peça burocrática via celular mobile, ou seja, pode ser feita de qualquer lugar no planeta, não necessariamente plantado, "ad eternum", numa cadeira confortável atrás de uma mesa, numa sala solitária e muito longe daquilo que nos define como Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo: COMANDAR TROPA!

Enfim... Para alguns, o julgamento será de que tive 2 dias perdidos. Para mim, não há o que questionar: foram 2 dias cujo meu tempo foi extremamente bem empregado, pois investi naquilo que é mais caro na Força Pública bandeirante: a FAMÍLIA POLICIAL-MILITAR. Afinal, não têm como exigir que nossos 80 mil homens e mulheres protejam os 45 milhões de paulistas, se os seus líderes não os protegem de uma sociedade que os expõem à uma infinidade de mazelas e problemas de incontáveis magnitudes! POLÍCIA MILITAR: PROTEGENSO OS NOSSOS PARA PROTEGER VOCÊ! FOCO NA MISSÃO!

AUTOR:
Maj PM MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!