ETHOS GUERREIRO X ETHOS CORDEIRO: Ponderações sobre o perfil profissiográfico do Policial Militar!


PROFISSIOGRAFIA é o estudo científico que se dedicaram à analisar o tipo de trabalho e de exercício funcional mais adequado com as COMPETÊNCIAS do ser humano. Através de análises MULTIDISCIPLINARWS, considerando os aspectos social, racional, emocional, econômico, cultural, familiar, entre diversos outros; verifica-se as 4 grandes áreas laborais (humanas, exatas, biológicas e de saúde), bem como os tipos funcionais mais compatíveis, com as características previamente levantadas do futuro trabalhador. O setor privado, a cada dia, se especializa intensamente no uso de critérios profissiográficos para a SELEÇÃO DE PESSOAL, principalmente daqueles que exercerão a função de chefia, liderança ou de comandamento nas empresas.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo possui, entre suas missões constitucionais, a POLÍCIA OSTENSIVA E A PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA. Para tanto, exige Oficiais e Praças que executem 2 funções, simultaneamente, complementares e essenciais: PREVENÇÃO (evitar a ocorrência de qualquer tipo de infração que acometa a segurança, a tranquilidade e a salubridade pública) e a REPRESSÃO IMEDIATA (atuação, com os ativos operacionais, os meios e os recursos necessários, para cessar qualquer tipo de infração contra a Ordem Pública, realizando todos os procedimentos policiais decorrentes destas ações).

As ATIVIDADES OPERACIONAIS DIVERSAS e os PROGRAMAS DE POLICIAMENTO COMPLEMENTARES, além do PATRULHAMENTO e as AÇÕES DE VISIBILIDADE, contribuem para a PREVENÇÃO CRIMINAL. Uma boa parte destas atividades exige o CONTATO e a INTERAÇÃO SOCIAL do PM com a COMUNIDADE. Para tanto, o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para tais atividades, além da resiliência no cumprimento da missão, também exigem as chamadas "SOFT SKILLS", ou seja, um predomínio da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para estabelecer laços sociais mínimos para semear e amadurecer a POLÍCIA COMUNITÁRIA - um dos 3 sustentáculo do Sistema de Gestão na PMESP. Assim, paciência, empatia e engajamento são características imprescindíveis ao Policial Militar que deseja direcionar o azimute de sua carreira para este norte, identificado por este autor como uma espécie de "ETHOS CORDEIRO", já que esse profissional deve ser extremamente paciente no trato com o público, para que os resultados alcançados em ações individuais EVITEM O CRIME e TRANSMITAM SENSAÇÃO DE SEGURANÇA.

Por sua vez, a REPRESSÃO IMEDIATA requer um perfil oposto ao exortado na parágrafo anterior. Os Programas de Policiamento de RÁDIO-PATRULHA, FORÇA-TÁTICA, AÇÔES ESPECIAIS DE POLÍCIA, além das modalidades de CHOQUE, demandam um profissional imbuído do chamado "ETHOS GUERREIRO", ou seja, detentor de uma intensidade reativa eficaz e eficiente para emanar uma PRONTA RESPOSTA DO ESTADO, frente à qualquer episódio crítico, normalmente originário da prática de infrações das mais diversas e diferentes características. O perfil AGUERRIDO é necessário, pois o Policial Militar que atua nas funções anteriores deve ir DE ENCONTRO AO PERIGO para, o quanto antes, RESTABELECER A ORDEM PÚBLICA. Assim, pro-atividade, coragem e abnegação são valores importantes para que tais integrantes da Força Pública bandeirante possam exercer seu ofício com efetividade.

Na disputa entre o "ETHOS CORDEIRO" X "ETHOS GUERREIRO, podemos concluir que ambas as profissiografias são necessárias à PMESP, já que nossa carta magna NÃO PRIORIZA uma função constitucional em detrimento da outra: AMBAS SÃO IMPORTANTES! Assim, os verdadeiros COMANDANTES, imbuídos de direcionar o emprego eficaz e eficiente dos ATIVOS OPERACIONAIS, devem identificar e conhecer o PERFIL PROFISSIOGRÁFICO de cada um dos seus comandados, de forma que eles sejam direcionados para as atividades que possuam maior competência. Tal observação deve ser ATIVA, ou seja, no chamado "chão de fábrica", onde o PM exerce suas atividades, através de análises locais e de rendimento laboral, para que seu superior hierárquico possa ter a parcimônia crítica necessária à manutenção ou, até mesmo, a correção de ruma na carreira do(a) increpado(a). POR UMA POLÍCIA MILITAR AINDA MAIS EFICAZ E EFICIENTE! FOCO NA MISSÃO!

AUTOR
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!