🚨OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO - MURALHA PAULISTA: 550 viaturas, 1500 Agentes de Segurança e a Proteção do Cidadão em Guarulhos!

O cidadão e a cidadã de Guarulhos vivenciou uma tarde e noite de 23 de maio de 2024 bem diferente! O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) realizou, entre 15h00 e 23h00, a OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO - MURALHA PAULISTA, conjugando ativos operacionais, meios e recursos de seus 4 Comandos Regionais subordinados (CPA/M-6 - Região do ABC; CPA/M-7 - Região de Guarulhos; CPA/M-8 - Região de Osasco e mais 14 cidades vizinhas e CPA/M-12 - Região de Mogi das Cruzes). A mobilização também contou com o apoio do Policiamento de Choque, de Trânsito, Rodoviário, Ambiental e dos Cursos de Formação de Sargentos e de Oficiais; além de uma Ação Coordenada por Colaboração com a participação da GCM e da Polícia Civil de Guarulhos. Cerca de 550 viaturas e 1500 Agentes de Segurança complementaram o policiamento e a ostensividade na segunda maior cidade do Estado de São Paulo, com mais de 1,2 milhão de habitantes.
Para se ter uma idéia da magnitude desta OPERAÇÃO, os ativos operacionais e logísticos empregados são similares aos disponíveis para todo o ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, lembrado nas palavras do Comandante Geral da PMESP e apoiado pelo CPA/M-7 com a arrecadação de mais de 3 TONELADAS DE MANTIMENTOS, que foram destinados ao FUSP para serem encaminhados às famílias gaúchas necessitadas. Imaginem o efetivo policial de um Estado de 12 Milhões de Habitantes sendo empregado numa densidade demográfica e populacional de 10% de seu território! Foi o ocorrido em Guarulhos! A percepção era clara: muitas viaturas e policiais circulando no município. Qual seria o IMPACTO da OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO?

O primeiro IMPACTO, com absoluta convicção, é o PREVENTIVO! Mais Policiais patrulhando intensificam a OSTENSIVIDADE, conhecida como "ação de presença" - principal determinante que INIBE A PRÁTICA CRIMINAL, conforme aponta diversos estudos na área das CIÊNCIAS POLICIAIS. O potencial infrator têm maior temeridade em praticar um delito quando se confronta com um AGENTE DE SEGURANÇA em comparação a outros meios e recursos preventivos, como câmeras, drones e outras barreiras logísticas e tecnológicas. Ademais, a REPERCUSSÃO MIDIÁTICA sobre a magnitude desta Operação também reflete em SENSAÇÃO DE SEGURANÇA, já que o criminoso também se informa, pelas mídias tradicionais e digitais, sobre o que acontece em sua cidade. Ao verificar, pelos MEIOS DE COMUNICAÇÃO, a quantidade de POLICIAIS em seu município, no mínimo, desistirá de praticar o delito naquele dia. Tais ilações, todas embasadas em arcabouços eivados de racionalidade crítica e científica, resultarão numa REDUÇÃO DE INDICADORES CRIMINAIS para o dia e os horários de intervenção, fenômeno este a ser estudado e comparado ulteriormente.

O segundo IMPACTO reside na REPRESSÃO IMEDIATA ao crime. O trabalho de INTELIGÊNCIA realizado por todas as FORÇAS DE SEGURANÇA permitirá um DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO CRIME COMUM E ORGANIZADO SEM PRECEDENTES PARA O MUNICÍPIO DE GUARULHOS. Independentemente das prisões e apreensões durante a Operação, o LEGADO INFORMACIONAL para os Batalhões que garante a segurança pública no município possibilitarão ações, missões e operações futuras ainda mais cirúrgicas, precisas, eficazes e eficientes; resultando num aumento - em curtíssimo e curto prazo, no RESULTADO OPERACIONAL DO 15° BPM/M E 31° BPM/M. Com isso, parafraseando novamente nosso Cmt G da PMESP, o trabalho de polícia só é completo e bem feito quando se PRENDE O BANDIDO!

O 14° BPM/M deixou sua contribuição na OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO - MURALHA PAULISTA de 23/5/24, com seus 78 PMs, distribuídos em 24 viaturas, realizando 102 abordagens policiais, fiscalizando 23 carros e 48 motos e confeccionando 32 Autos de Infração de Trânsito (multas). Mas sabemos e temos certeza de que este centenário e glorioso Batalhão de Polícia Militar pode fazer AINDA MAIS! PREPAREM-SE: A próxima Operação Impacto Metropolitano - MURALHA paulista será em OSASCO. Faremos, apenas, nosso MELHOR! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES
Maj PM MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES)
Cap PM DANILO FRANCO (Cmt da 2a. Cia do 14° BPM/M e Bacharel em Ciências Policiais pela APMBB)
1° Ten PM LUCAS MARTINS (Ch Int da Seç Oper do 14° BPM/M e Bacharel em Ciências Policiais pela APMBB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!