RETROALIMENTAÇÃO PERVERSA: O círculo vicioso dos "desmanches" de veículos!

Entre os dias 9 de abril e 9 de maio de 2024, o 14° BPM/M flagrou e desmantelou 4 DESMANCHES DE VEÍCULOS EM OSASCO. Em 3 destas ocorrências, foram localizadas motocicletas produtos de roubo e furto, em sua maioria, entre 150 e 300 cilindradas; além de peças e quadros de chassi, com suas respectivas numerações adulteradas, através de raspagem ou pinagem do registro alfa-numérico.

A crescente localização de desmanches na contemporaneidade demonstram uma verdadeira PROLIFERAÇÃO EPIDÊMICA deste tipo de delito. Osasco se materializa, apenas, num microcenário nacional desta verdadeira "INDÚSTRIA DO CRIME ORGANIZADO", já que o encontro de locais com peças e/ou veículos oriundos desta prática delitual são, apenas, a "PONTA DO ICEBERG" de um requintado modal de delito, que resulta em elevados lucros para as quadrilhas especializadas.

O desmanche, literalmente, alimenta o lucrativo comércio de REVENDA DE PEÇAS ILEGAIS DE VEÍCULOS, principalmente de motocicletas. Estimulado pelo baixíssimo valor, frente àquele praticado pelo mercado regular, esta modalidade ainda tem uma vantagem: A FRAUDE NA TRIBUTAÇÃO. Tais estabelecimentos se omitem completamente, tanto no cadastramento regular junto ao Poder Executivo da cidade como, também, no pagamento de taxas, impostos e contribuições de natureza municipal, estadual e federal. O périplo do PODER DE POLÍCIA FISCALIZATÓRIO, exigindo um grande número de servidores para identificar, autuar e lacrar estes locais é, praticamente INVENCÍVEL. Apenas em OSASCO, segundo levantamento do DETRAN, mais de 100 lojas e mecânicas irregulares de motos ainda estão atuando por falta de efetivo para realizar os procedimentos necessários para a extinção deste negócio irregular.

Não bastasse as lojas, também enfrentamos o crescente uso destas peças e das motocicletas subtraídas ilegalmente para a PRÁTICA CRIMINOSA. O chamado "CAVALO DE AÇO" é o principal meio de transporte do infrator na "cidade-trabalho". Segundo estatística da Seção de Operações do 14° BPM/M, de cada 10 motos apreendidas em flagrantes criminais, em média, 8 delas eram produto de roubo ou furto anterior.

Assim, fica bem claro a evidência desta máxima, que permeia as Ciências Policiais: O CRIME GERA MAIS CRIME! Ao adquirir peças automotivas em estabelecimentos de procedência duvidosa, o consumidor estará fomentando a expansão dos desmanches e, consequentemente, da violência contra todos aqueles que transitam em seus carros, motos e caminhões. PELA CONSCIÊNCIA DO CONSUMIDOR, PELO TRABALHO INTELIGENTE DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E PELA EXTINÇÃO DOS DESMANCHES: FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM MOSNA (Subcmt do 14° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP)
Cap PM NOBRE (Cmt Cia Tática do 14° BPM/M e Bacharel em Ciências Policiais pela APMBB)
1° Ten PM GREATTI (Cmt Pel Tático do 14° BPM/M e Bacharel em Ciências Policiais pela APMBB)
2° Ten PM SANTINO (Cmt Pel Tático do 14° BPM/M e Bacharel em Ciências Policiais pela APMBB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!