🚔ESTUDO DE CASO: Operação Impacto Metropolitano em Osasco (11/6/24)

RESUMO

A 2a. Edição da OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO foi realizada na cidade de Osasco, no dia 11/6/24. Com o trabalho integrado e o registro de produtividade policial durante as 24 horas de sua execução, apresentou seu clímax com a saída organizada de um comboio da Arena VIP, às 15h00, distribuindo-se por toda o município, sem ocasionar episódios de trânsito e de congestionamentos. As 3 Reuniões Preparatórias e o trabalho integrado e coeso entre as Equipes Técnicas do CPA/M-8 (Coordenação) e 14° BPM/M (Comando) resultou no alcance de números robustos e expressivos: 1698 Policiais Militares, 546 viaturas,1700 kits de lanche ofertados pela Prefeitura, 2000 litros de água ofertados pela iniciativa privada, 527 itinerários de patrulhamento digital, distribuídos com QR Codes em etiquetas para as Equipes de patrulhamento e 23 pessoas presas (com 23 kg de drogas apreendidas e 18 foragidos da justiça recpaturados). Este case remonta detalhes do planejamento, da preparação e a da execução da MAIOR OPERAÇÃO POLICIAL DA AMÉRICA LATINA na "Cidade Trabalho", de forma a influenciar positivamente na sensação de segurança dos mais de 743 mil cidadãos e cidadãs osasquenses.
PALAVRAS-CHAVE: Polícia Militar. Impacto Metropolitano. Osasco. Planejamento.

1. INTRODUÇÃO

Operação Impacto Metropolitano em Osasco - 11/6/24: Montagem dos Comboio e Revista de Início de Serviço  (crédito: C.Com.Soc)

Durante a 1a. Edição da OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO em Guarulhos já se iniciou o PLANEJAMENTO para sua segunda fase, a ser realizada no município de Osasco. Considerada, por sua magnitude de efetivo e de viaturas, como a MAIOR OPERAÇÃO POLICIAL DA AMÉRICA LATINA, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) -  idealizador e organizador desta intervenção policial de finalidade, concomitantemente, PREVENTIVA e REPRESSIVA IMEDIATA - determinou ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano 8 (CPA/M-8) a ORGANIZAÇÃO desta Operação na "Cidade-Trabalho" e ao 14° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (14° BPM/M) sua execução em nível operacional e logístico.

Conforme citado no parágrafo anterior, uma EQUIPE DO CPA/M-8 (chefiada pelo Ten Cel PM JÚLIO) e do 14° BPM/M (Maj PM MOSNA) acompanhou todo o dia da IMPACTO METROPOLITANO GUARULHOS, desde o início da montagem da estrutura logística, de apoio e de comunicação social (no início da manhã) até a transmissão dos resultados finais (por volta da 23h30min do mesmo dia 23MAI24):
Operação Impacto Metropolitano em Guarulhos - 23/5/24: Montagem dos Comboio e Revista de Início de Serviço (crédito: CPM)

Após a consolidação dos dados finais e divulgação dos resultados da OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO EM GUARULHOS, O Comandante de Policiamento de Área Metropolitana 8 (Cmt Pol Ar M-8), Cel PM RENATO LOPES, determinou a COMPOSIÇÃO DE EQUIPES, composta pelos OFICIAIS DO CPA/M-8 e do 14° BPM/M e a realização de 3 REUNIÕES DE PLANEJAMENTO, com o objetivo de sensibilizar os envolvidos com a organização, com os representantes da Tropa que seria mobilizada e com os atores sociais e autoridades locais em Osasco

2. A REUNIÃO PREPARATÓRIA DE 27MAI24

O escopo desta Reunião foi definir o aspecto marco estratégico de gestão da OPERAÇÃO IMPACTO METROPOLITANO EM OSASCO. Presididia pelo Cmt Pol Ar M-8, foi composta pelos Oficiais do Comando Regional, bem como pelo Cmt e Subcmt do 14° BPM/M. 
Reunião Preparatória de 27/5/24 (fonte: Instagram CPA/M-8)

A primeira apresentação,  realizada pelo Cel PM RENATO LOPES, determinou as LINHAS DE AÇÃO quanto à produção da ORDEM DE OPERAÇÕES - principalmente quanto a necessidade de atenção a detalhes importantes como CUMPRIMENTO DO OBJETIVO DESTA INTERVENÇÃO (efeitos preventivo e repressivo imediato) e ACOLHIMENTO DE TODO O EFETIVO EMPENHADO

Com base nos 2 PRINCÍPIOS DE TRABALHO estabelecidos pelo Cmt Pol Ar M-8, foi liberado o CANAL TÉCNICO entre os responsáveis e foram determinadas as seguintes DIVISÕES DE RESPONSABILIDADES:
- Planejamento e Preparação dos Cartões de Prioridade de Patrulhamento (CPP): Seção de Operações do P/3, com contribuições dos Comandantes de Companhia Territoriais (Cmt Cia), com a meta de saturar 100% da área de Osasco, determinado uma rotina entre patrulhamento e ponto de estacionamento, entre as 15h00 e 23h00 - Período da Operação.
- Elaboração da Ordem de Operações: Divisão de Operações do CPA/M-3, enfatizando toda a rotina a ser executada, com a definição das responsabilidades e atribuições de todos os atores sociais envolvidos.
- Elaboração de Ofícios para a solicitação de apoio e suporte do Poder Executivo Municipal: Seção de Logística do CPA/M-8, com o suporte de contatos das autoridades e distribuição da documentação com o apoio e orientação do Cmt do 14° BPM/M.
- Elaboração do Material de Divulgação e Contatos/Convites com as Autoridades envolvidas: Seção de Comunicação Social do CPA/M-3, com interface direta com as Divisões e Seções do Centro de Comunicação Social (C.Com.Soc)
- Mobilização de Imprensa e Divulgação da Operação: Subcomando do 14° BPM/M, com a elaboração de Notas de Imprensa em nível local e regional, cadastramento de veículos midiáticos para cobertura da Operação e controle das publicações afetas ao evento

3. A REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DE 4JUN24

Com o propósito de agregar todos os Comandantes e Chefes responsáveis pelo planejamento regional e especializado de seu efetivo para a distribuição de funções de Patrulhamento na cidade de Osasco, essa Reunião contou com a presença de 79 Oficiais, Sargentos e Cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, reunindo-se no próprio Teatro de Operações - a ARENA VIP OSASCO, uma área da Prefeitura Municoal de Osasco com mais de 12 mil metros quadrados de área útil e conjugada,  localizado na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, uma das principais vias de circulação da "Cidade Trabalho":
2a. Reunião de Planejamento - 4/6/24 - Arena VIP Osasco (crédito: 14° BPM/M)

Na oportunidade, o Cmt Pol Ar M-8 - Cel RENATO LOPES, realizou as atividades em 3 módulos, entre 14h30 e 16h00, na seguinte conformidade:
- Apresentação do cenário: preleção e exibição de todos os locais da Arena VIP Osasco, com destaque para os portões de acesso, pátio para montagem do dispositivo de viaturas e da Tropa em forma, posicionamento do palanque de autoridades e tendas de apoios, local de distribuição de lanches e água, posicionamento de banheiros e dinâmicas de circulação em geral.
- Reunião técnica geral: apresentação dos dados gerais sobre a Operação, em sala de aula, com as diretrizes sobre as rotinas a serem realizadas quanto a confecção de envio de escalas, passagem de resultados, Cartões de Itinerário de Patrulhamento (CPP) e Áreas de Interesse em Segurança Pública (AISP).
- Reunião técnica setorizada: Ajustes pontuais, distribuição de etiquetas com CPPs numerados aos Chefes das Divisões Operacionais dos Comandos Regionais e refinamento de canais de comunicação para atividades de inteligência e comunicação.

Além dos Chefes de Divisão Operacional do CPM e dos 4 Comandos Regionais subordinados, bem como dos Coordenadores Operacionais do 5 Batalhões Territoriais e do 5° BAEP - pertencentes ao CPA/M-8, participaram da atividade Policoaos Militares das seguintes unidades: APMBB, CPAmb, CPTran, CPRv, CAvPM, COE, C.Com.Soc, 6° BAEP e 15° BAEP.

4. A REUNIÃO COM AUTORIDADES CIVIS DE OSASCO EM 07JUN24

O escopo deste encontro foi de compartilhar os objetivos do Comando de Policiamento Metropolitano com as Autoridades locais, mormente aquelas relacionadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, contextualizando os benefícios alcançados com a macro ação de presença institucional, no seguinte contexto:
- imediato: aumento da sensação de segurança, aferida imediatamente através de pesquisa amostral, do tipo entrevista, com moradores de Osasco, distribuídos entre as 5 Companhias Regionais que compõem o município
- mediato: redução dos indicadores criminais nos dias subsequentes, em virtude do impacto gerado pelo aumento exponencial de viaturas e Policiais Militares em circulação na cidade, resultando na ruptura no infrator que executa a prática delitiva com habitualidade, pelo temor em poder ser identificado e preso.

FOTO DOS PARTICIPANTES DA REUNIÃO
O Cmt CPA/M-8 - Cel PM RENATO LOPES, enalteceu a importância de todos os atores envolvidos direta ou indiretamente na segurança pública, empoderando o papel de cada participante, tanto na execução de seu papel quanto no apoio desta iniciativa para as demais autoridades locais não presentes, estimulando um círculo virtuoso, de forma que esta boa prática institucional possa ser entendida, defendida e mantida pela comunidade de Osasco.

FOTO DOS PARTICIPANTES

Participaram desta Reunião: Cel PM VIRGOLINO (Secretário de Segurança Urbana), DR FLAMÍNIO (Del Seccional de Osasco, Ten Cel PM KEIDA (Cmt 14° BPM/M), COMPLETAR A RELAÇÃO.

5. O TREINAMENTO DE 10JUN24

A principal finalidade deste treinamento foi de preparar todo o staff de Policiais Militares que realizariam atividades de apoio e suporte na recepção das Equipes e Autoridades, bem como a distribuição de alimentação, o posicionamento das viaturas e da Tropa no local da solenidade é a saída do comboio; bem como a exposição de materiais e o atendimento ao público geral e à imprensa.
Foto aérea com distribuição do evento no terreno, para treinamento do efetivo de apoio (fonte: Div Op CPA/M-8)

Este treinamento foi realizado em 2 etapas diferentes, a saber:
- Efetivo do 14° BPM/M (60 Policiais Militares da Administração da Sede e das 5 Companhias): Distribuição nas funções de acesso ao evento (5 portões), no deslocamento intern, na área de concentração para acesso e na distribuição de viaturas e de tropa na Arena VIP Osasco.
- Efetivo do CPA/M-8: Distribuição de lanches, Cerimonial e Imprensa.

Cada Policial Militar recebeu conhecimentos básicos sobre toda a dinâmica do evento (com o propósito de atender solicitações básicas de qualquer participante da Operação), além da descrição pormenorizada de suas funções. O horário escolhido (entre 11h30 e 16h30) era o estimulado para o emprego no dia da Operação, aproximando os profissionais das condições climáticas a serem enfrentadas no dia posterior.

Foram designados os Oficiais responsáveis pela dinâmica na recepção dos mais de 1500 policiais militares e 500 viaturas, com encarregados na área de acesso no 5 portões (1 Sgt PM em cada), área de concentração (1° Ten PM LUCAS MARTINS - 14° BPM/M), distribuição de lanches (1° Ten PM TEIXEIRA - CPA/M-8), distribuição de viaturas - tropa e controle de pátio (Cap PM MELLO - 14° BPM/M e Cap PM MELO - CPA/M-8), Cerimonial - Recepção de Autoridades - Apoio à Imprensa (Cap PM LAODICÉIA - CPA_M-8), Narração (Cap PM COELHO - 14° BPM/M), Coordenação (Maj PM MOSNA - 14° BPM/M)

6. O SUPORTE LOGÍSTICO

O ESPAÇO: A ARENA VIP Osasco é uma espaço com 6.470 metros quadrados, localizado na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1347 - Osasco, uma das principais vias de acesso arteriais do município coligado, por outras vias, a Rodovia Castello Branco com o fundo da Zona Sul da cidade. Administrado pela Prefeitura Municipal de Osasco, é cedido para eventos e shows, comportando até 10 mil pessoas:
Show do grupo Paralamas do Sucesso no Arena VIP (fonte: Prefeitura Municipal de Osasco)

A ALIMENTAÇÃO: Com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação de Osasco, foram ofertados 1.700 Kits, composto por lanche de frios com pão integral, maçã, suco e copo de água. A iniciativa privada ofertou 2 mil litros de água, distribuídos em 4 mil garrafas plásticas com 500 ml de água gelada:
Distribuição de 1700 Kits-lanche aos Policiais Militares da Operação (fonte: 14 BPM/M)

ESTRUTURA DE PALCO, 3 TENDAS, SOM E 10 BANHEIROS QUÍMICOS: Ofertados pela Prefeitura Municipal de Osasco, através da Secretaria de Infraestrutura, os suportes e materiais foram montados na Arena VIP na manhã do dia da Operação, com a supervisão de Equipes de Logística do 14° BPM/M e do CPA/M-8:
Montagem da Estrutura ofertada pela Prefeitura de Osasco (fonte: próprio autor)

BANNERS DO CPM, CPAs e BACK DROP PARA ATENDIMENTO DE IMPRENSA: A Iniciativa privada de Osasco ofertou banners para localização de cada Comando Regional participante da Operação, com o objetivo de facilitar a identificação visual dos locais de acesso e de formatura de Tropa a pé para o início da atividade de Policiamento, com vistas a facilitar o deslocamento dos mais de 1500 policiais e otimizar o uso do espaço. Além disso, 2 backdrops - CPM e da Operação, foram formatados para o plano de fundo na área de atendimento de imprensa:
Cel PM RENATO LOPES concedendo entrevista com o back drop da Operação ao fundo (fonte: 14° BPM/M).

7. AS INOVAÇÕES

QR CODE: Idéia originária da percepção do Ten Cel PM KEIDA - Cmt do 14° BPM/M, com o intuito de facilitar o acesso do Cartão de Prioridade de Patrulhamento aos Policiais Militares participantes da Operação. Partindo dessa permissão, cada Comandante de Companhia desenvolveu 50 CPPs originais e 50 CPPs "espelhados" (apenas com modificações de horários), com o Itinerário de patrulhamento, mapa do subsetor a ser policiado, além de informações complementares relevantes para policiais que não trabalham em Osasco (Distritos Policiais, Hospitais e Postos de Gasolina) Os 528 CPPs foram corrigidos e padronizados pela Seção de Operações do 14° BPM/M (responsável: 1° Ten PM LUCAS MARTINS) e, na sequência, digitalizados com inserção de link, geração do código e impressão em etiqueta (responsável: 1° Ten PM PEDROZA). Cada CPP recebeu identificação por cores (verde - área sem indicadores de crimes graves / amarela - área com baixos indicadores criminais / vermelha - áreabcom altos indicadores criminais ou incidência de crimes graves contra a vida e/ou o patrimônio / azul - áreas de interesse de segurança pública para o policiamento especializado). A orientação foi para que cada viatura que participasse da Operação apresentasse a etiqueta com o QR CODE fixada na parte central do porta-luvas do encarregado da Equipe:
Secretário de Segurança Pública testa os QR CODES disponíveis para todas as viaturas que participaram da Operação Impacto Metropolitano em Osasco (fonte: 14° BPM/M)

ÁREA DE IMPRENSA: Graças à mobilização prévia dos veículos de mídia locais, regionais, estaduais e nacionais, a Impacto Metropolitano alcançou 35 canais de mídia escrita e digital como meio de divulgação prévia. O Grupo de Whatsapp "Sala de Imprensa", do 14° BPM/M, também divulgou o release da Operação para mais de 50 integrantes da Imprensa. O Centro de Comunicação Social da PM (C.Com.Soc) também realizou captação de veículos interessados em divulgar e cobrir a atividade, sob a coordenação do Cap PM FELIPE. Como resultado, 12 canais estiveram presentes no início da Operação, com transmissão ao vivo no programa Brasil Urgente (Rede Bandeirantes). Como resultado final: 50 publicações em Instagram, 12 publicações em blogs de notícias e 15 matérias televisivas criaram o registro e a memória midiática do IMPACTO METROPOLITANO em Osasco:
Início da Operação ao vivo, no Brasil Urgente (fonte: Grupo Bandeirantes).

SALA DE OPERAÇÕES ESPELHADA: Idealizada e implementada na 5a. Cia do 14° BPM/M, com espelhamento funcional montado com monitor e painel na Arena VIP, permitiu que os convidados e participantes da Operação pudessem interagir com os recursos de Inteligência Artifical e de captação de Imagrns e Filmagens nos mais de 1.000 câmeras integradas de vigilância e postes de monitoramento instalados na Capital e Grande São Paulo, sendo mais de 1/3 delas apenas na cidade de Osasco.

PESQUISA AMOSTRAL: Idealizada pelo Cmt CPS/M-8 e efetivada amostralmente pela Sec Com Soc deste Comando Regional, identificou populares voluntários para responder questionário objetivo e propósito, atingindo respostas importantes sobre sensação de segurança em Osasco (51% dos respondentes) é de confiança no trabalho da Polícia Militar na cidade (77% dos respondentes). Tal aferição tem como escopo dar uma resposta científica à sociedade sobre o efeitos benéfico e a credibilidade da Força Pública de SP em suas ações, missões e operações na cidade de Osasco.

8. MONTAGEM DO COMBOIO

A partir das 13h00, os 60 Policiais Militares do APOIO ADMISNITRATIVO do 14° BPM/M, além do efetivo do CPA/M-8, estavam distribuídos no Teatro de Operações, conforme treinamento realizado na tarde do dia anterior:
Modelo de Escala de Apoio Administrativo do 14° BPM/M (fonte: Seção de Pessoal do 14° BPM/M)

Modelo de Escala de Supervisão e Apoio do CPA/M-8 (fonte: Divisão Administrativa do 14° BPM/M)

As Equipes que comporam o comboio adentraram o teatro de Operações pelo acesso da Escola do SESI, localizada aí lado da Arena VIP Osasco, nomeada como PORTÃO 1, subindo uma rampa interno de acesso para uma área de concentração, onde as viaturas eram separadas entre especializadas (permanência momentânea neste local) e de Policiamento (acesso interno à Arena VIP, com entregue de Kits lanche - lado esquerdo, e de água gelada - lado direito, para cada Policial Militar da Equipe). Na sequência, as viaturas se deslocavam batizadas até os pontos de estacionamento, dispostos em fileiras que variavam de 13 a 11 viaturas, por ordem de chegada, todas cima frente voltada para o ponto de saída do comboio (facilitando a dispersão em caso de qualquer tipo de pane, possibilitando o fluxo contínuo de saída das viaturas). Após acesso das Equipes de Policiamento, as Equipes Especializada e as Bases Comunitárias de Segurança (BCSs) também adentraram a Arena VIP, possibilitando uma ordenação lógica das modalidades e programas de Policiamento que seriam disponibilizados na Operação:

Distribuição das viaturas na Arena VIP Osasco (fonte: 14° BPM/M).

Pela rampa de acesso da Arena VIP, nomeada como PORTÃO 2, permaneceram estacionadas os carros e motos utilizados pelos canais de imprensa que cobriram a Operação, sendo conduzidos imediatamente para a Área de Imprensa para cadastramento e distribuição de release com informações básicas para a cobertura, além de apresentados aos 2 Policiais Militares do Rádiopatrulhament com Motos (RPM), responsáveis por conduzirem os canais de comunicação interessados até os locais de ocorrência:
Capa do Press Kit distribuídos virtualmente para os veículos de imprensa presentes na Operação (fonte: 14° BPM/M)

A rampa de saída da Arena VIP foi nomeada como PORTÃO 3, servindo como acesso de autoridades (rua da esquerda, subindo até a área de desembarque e cadastramento de autoridades pelo Cerimonial - Equipe da Sec Com Soc do CPA/M-8) e saída do comboio.
O PORTÃO 4, localizado na Guarita de acesso da UNIFESP (localizada ao lado do Arena VIP) serviu como estacionamento de  demais convidados e viaturas de apoio para a Operação, permitindo o acesso ao local de Início da IMPACTO METROPOLITANO OSASCO através de um acesso interno. Por fim, o PORTÃO 5 foi utilizado como ponto de acesso das Equipes do CPTran, posiconandos-as na parte superior do Arena VIP para facilitar a saída em caso de congestionamentos graves ou acidentes de trânsito.

9. INÍCIO DA OPERAÇÃO

As 15h00, o Mestre de Cerimônias (Cap PM COELHO - 14° BPM/M) iniciou a Narração para a recepção dos Policiais Militares e Autoridades e início da saída em comboio.
A Revista Militar foi comandada pelo Ten Cel PM KEIDA (Cmt do 14° BPM/M) e contou com o seguinte roteiro:
- Apresentação da Tropa ao Secretário Estadual de Segurança Pública - Guilherme DERRITE
- Canto do Hino Nacional Brasileiro 
- Palavras do Secretário de Segurança Urbana - Cel PM VIRGOLINO:

- Palavras do Secretário Estadual de Segurança Pública - Guilherme DERRITE:

- Liberação da Tropa para embarque e saída imediata da Arena VIP para o cumprimento do Itinerário de patrulhamento ou de Policiamento especializado em áreas de interesse em segurança pública.

A saída do comboio durou 32 minutos, com as viaturas se deslocando no seguinte ordenamento: Comandos Regionais do CPM 4 Rodas, Comandos Regionais do CPM 2 Rodas, Equipes de Policiamento especializadas, Guarda Civil Municipal de Osasco, Polícia Civil e Comandantes de Fração de Tropas Especializadas:
Saída ordenada do comboio da Impacto Metropolitano (fonte: 14° BPM/M)

Todas as viaturas saíram pelo PORTÃO 3 (rampa de saída da Arena VIP), com.orientações prévias para já estarem utilizando o Itinerário de patrulhamento, fornecido em QR CODE, além de esclarecimentos sobre o deslocamento pela AV Sport Clube Corinthians Paulista (pista exclusiva da esquerda para saída do comboio até o primeiro semáforo, com posicionamento de viaturas do CPTran em todos os cruzamentos até o final da via para demais orientações:
Dispersão do comboio pela AV. Sport Clube Corinthians Paulista (fonte: 14° BPM/M).

11. O RESULTADO DA OPERAÇÃO

Os registros estatísticos acerca do atendimento de ocorrências,flagrant3es e apreensões começou a ser contabilizado a partir das 00h00 do dia 11/6/24. Como Resultado Final, nas 24 horas, foram: 18 procurados recapturados, 02 flagrantes de roubo, 3 flagrantes de tráfico de drogas, 23 kilos de drogas apreendidas e 2 armas apreendidas, totalizando 23 pessoas presas:
Resultado quantitativo da IMPACTO METROPOLITANO EM OSASCO (Fonte: 14° BPM/M).

Cabe destacar os reflexos do planejamento realizado por CPPs cuidadosamente elaborados com base nas demandas de indicadores criminais de cada Cia Terr, refletindo na participação de outras unidades subordinadas ao CPM (ex.: 26° BPM/M conduzindo recapturado foragido da justiça), das OPMs especializadas (CPRv com flagrante de roubo de veículo, 6° BAEP com recaptura de procurado, entre outras) e das Unidades-Escola (2 ocorrências conduzidas por Equipes de Alunos Oficiais).

13. O "THE BREATHING"

Realizado uma semana após a Operação IMPACTO METROPOLITANO, no dia 18 de junho de 2024, das 14h30 às 15h30, na sede do CPA/M-8. Contou com a participação dos Oficiais envolvidos na Operação deste Comando Regional, bem como representantes dos Batalhões especializados, com destaque para o 14° BPM/M, que sediou a IMPACTO METROPOLITANO. O objetivo foi de diagnosticar os aspectos positivos e negativos de todas as fases, completando o ciclo PDCL (Plain - Planejar, Doing - Fazer, Control - Controlar e Learn - Aprender).

Além do CPP por QRCode, as reuniões prévias de Planejamento, a escolha do espaço e o apoio da Prefeitura Municipal de Osasco, foram os principais destaques meritório apontados. A divisão específica de atribuições e a utilização mais dinâmica do canal técnico entre os partícipes são quesitos a serem aperfeiçoados nas próximas Operações.

12. AGRADECIMENTOS

O Comandante do CPA/M-8 - Cel PM RENATO LOPES, agradecé a participação direta e/ou indireta de todas as personalidades envolvidas no SUCESSO da IMPACTO METROPOLITANO EM OSASCO, destacando:
- Prefeitura de Osasco: Prefeitura Mun Rogério Lins, Sec Seg e Control Urbano Cel Virgolino e demais funcionários e servidores que ofertaram a Arena VIP, a estrutura logística e os lanches.
- CPM: Cel PM Caio, Maj PM Adriano e demais Oficiais e Praças que compartilharam expertise, conhecimentos e norteamento para a execução desta Operação.
- CPA/M-8 Sede: Ten Cel PM Júlio, Maj PM Rocha e demais Oficiais e Praças pelo apoio, suporte, engajamento, esforço e, sobretudo, lealdade com o Comando para vencermos mais este desafio.
- 14° BPM/M: Ten Cel PM Keida, Maj PM Mosna e demais Oficiais e Praças que acreditaram neste Comando e cumpriramo dever com galhardia e, sobretudo, com foco na missão.
- CPA/M-6 Sede e Subordinadas: Cel PM Elizeu e cada um dos 115 Policiais Militares que participaram da Impacto Metropolitano em Osasco.
- CPA/M-7 Sede e Subordinadas: Cel PM Cunha e cada um dos 80 Policiais Militares que participaram da Impacto Metropolitano em Osasco.
- CPA/M-8 e Subordinadas: Ten Cel PM Marcelo Henrique (33° BPM/M), demais Comandantes de Batalhão e cada um dos 115 Policiais Militares que participaram da Impacto Metropolitano em Osasco.
- CPA/M-12 Sede e Subordinadas: Cel PM Reges e cada um dos 60 Policiais Militares que participaram da Impacto Metropolitano em Osasco.
- CPChq: Maj PM Zocchio e os 8 Guerreiros do COE que patrulhavam os locais de Alto Risco em Osasco.
- CPRv: Maj PM Rossignoli e os 23 Policiais Militares que participaram da Impacto Metropolitano em Osasco.
- CPTran: Maj PM Demétrius e os 27 Policiais Militares do Trânsito da Capital, que fiscalizaram as vias da "Cidade Trabalho".
- APMBB: Cel PM Rondônia e os 27 Cadetes que parrulharam e aprenderam ainda mais sobre segurança pública.
- GCM de Osasco: Cel PM Virgolino Cmt Ervican Gomes e os 42 Agentes e parceiros para servir e proteger a cidade de Osasco.
- PC de Osasco: Dr Flamínio e os 36 Policiais Civis e parceiros para servir e proteger a cidade de Osasco.

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