🚔OPERAÇÃO DIREÇÃO SEGURA: Fiscalização de Trânsito para Salvar Vidas e Combater o Crime em Osasco!

Entre a noite de 21 e a madrugada do dia 22 de junho de 2024 foi realizada, em conjunto com a Operação Força Conjunta 2024 - Fase 6, a OPERAÇÃO DIREÇÃO SEGURA (ODS). Criada institucionalmente pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), com a parceria dos órgãos de trânsito municipais e estadual, essa atividade policial preceitua a realização da FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO com ênfase na TOLERÂNCIA ZERO quanto à qualquer tipo de irregularidades nos veículos abordados. Em OSASCO, a ODS foi planejada e executada com efetivo do 14° BPM/M da escala DEJEM, em conjunto com agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). Ao final das 8 horas de atividades, foram vistoriados 158 VEÍCULOS, resultando na confecção de 67 AUTOS DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO e na REMOÇÃO ADMINISTRATIVA DE 59 CARROS E MOTOS.

A FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO intensiva em Osasco gera um efeito deletério. Alguns populares reclamam nas mídias sociais acerca dos critérios inflexíveis para a lavratura de autuações e de remoções, principalmente em relação às motocicletas. Cidadão de Osasco, saiba: há uma JUSTIFICATIVA TÉCNICO-CIENTÍFICA para este rigor: SALVAR VIDAS e COMBATER O CRIME!

Os ACIDENTES DE TRÂNSITO são uma das principais causa-mortis no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A má conservação do veículo (como pneus "lisos" e velhos, a falta de equipamentos obrigatórios, entre outros), responde por 60% dos indicadores de letalidade na circulação em vias de nosso país! Retirar um carro sem lanterna e farol das ruas resulta na garantia da vida do pedestre que, durante a noite, não visualizou antecipadamente esse mesmo veículo e atravessou uma rua de forma descuidada. Apreender um carro sem condições mecânicas para rodagem significa evitar uma quebra posterior e numa consequente e esperada colisão com outros veículos numa avenida de elevado fluxo, gerando congestionamento e impaciência para todos os usuários daquele serviço público.

Quanto à ênfase na FISCALIZAÇÃO DE MOTOCICLETAS, tal ação policial é imprescindível para garantir a ordem pública em Osasco. Entre janeiro e maio de 2024, 40% dos crimes na "cidade-trabalho" tiveram o envolvimento deste tipo de veículo na prática delitiva, seja como produto da atividade ilícita (roubado ou furtado) ou como meio de transporte para a ação criminosa. Assim, criar uma cultura que coloca Osasco como um município onde as Forças de Segurança são exigentes na fiscalização de trânsito, permite que o cidadão se sinta mais protegido e que o criminoso deixe de atuar, sabendo da alta probabilidade de ser surpreendido num bloqueio policial, tanto na ODS como nas Operações AMANHECER, ENTARDECER e ANOITECER em OZ.

O Comando do 14° BPM/M planeja e atua pautado num único objetivo: TOLERÂNCIA ZERO AO CRIME! Tal metodologia, desenvolvida pela Polícia de Nova York na década de 1990, preceitua que qualquer tipo de irregularidade, por menor que seja, pode evoluir para grandes problemas de segurança pública se não forem "ceifadas pela raiz". Acreditamos piamente neste princípio: uma moto irregular no guincho resulta em menos acidentes de trânsito e menor probabilidade de práticas criminosas na cidade! POR UMA OSASCO CADA VEZ MAIS SEGURA! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Ten Cel PM Joaquim KEIDA Mendonça Ishy (Cmt do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!