🚔 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO COMBATE AO CRIME EM OSASCO: Projeto Piloto do Programa de Policiamento com Drones
Entre os meses de outubro e novembro de 2024, o 14° BPM/M foi contemplado com a realização do Projeto Piloto do PROGRAMA DE POLICIAMENTO COM DRONES, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Além de Osasco, Bauru e a Capital (Zona Sul) receberam esta iniciativa do Comando Geral da Instituição, que tem como objetivo aferir o uso desta ferramenta tecnológica nas atividades preventivas e repressivas imediatas, com foco em normatizar, padronizar e amplificar a ideia para as mais de 500 Companhias Territoriais, abrangendo a segurança do 645 municípios do território bandeirante.
A TECNOLOGIA, com absoluta convicção, será a principal parceira da PMESP para combater o crime e garantir a ordem pública no futuro. A mudança de perfil geracional, que mitigou o chamado "ethos guerreiro", reduziu as Forças Militares e de Segurança em todo mundo. O efetivo, já diminuto, precisa atender um percentual altíssimo de ocorrências/dia, afetando atividades de natureza preventiva, produzidas pela chamada AÇÃO DE PRESENÇA. Os recursos que permitem a ostensividade e o levantamento de informações com atividades não-humanas emerge como as principais alternativas para enfrentar a realidade criminal em nossa contemporaneidade.
Em Osasco, o PROJETO PILOTO COM DRONES será desenvolvido em 3 fases. Na primeira, o policiamento com a aeronave não tripulada terá como escopo a REDUÇÃO DE INDICADORES CRIMINAIS. Para tanto, o Marketing Institucional desta ação para a comunidade local é essencial, inibindo condutas delitivas dos infratores comuns pelo temor em poder ser surpreendido por alguma gravação. A produção de NOTAS DE IMPRENSA, mobilizando a mídia nacional, regional e, principalmente local, aliada às publicações nos canais de comunicação do 14° BPM/M (Instagram, YouTube e Blog) marcam a estratégia para replicar o uso desta nova ferramenta aos munícipes da "Cidade trabalho".
Na segunda fase, o drone levantará INFORMAÇÕES VISUAIS E GEORREFERENCIADAS, com o propósito de serem utilizadas no planejamento e na execução de OPERAÇÕES PM. O escopo deste estágio é que as ações dos programas de Radiopatrulha e de Força Tática sejam cirúrgicos, resultando num AUMENTO de prisões e apreensões num espaço temporal menor, permitindo que a produtividade seja mais eficaz e eficiente em relação ao executado atualmente. Entre os crimes monitorados, o ROUBO DE VEÍCULOS será prioridade, já que se apresenta, historicamente, como um "indicador-desafio" para esta subunidade.
Por fim, na terceira fase, 10 Policiais Militares do 14° BPM/M em curso no Centro de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) permanecerão na SALA DE OPERAÇÕES da 5a. Cia do 14° BPM/M em prontidão, de forma ininterrupta e em regime de revezamento, com o intuito de APOIAR AS OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM ANDAMENTO, especificamente aquelas que necessitam de apoio de uma cobertura visual em 360° (criminoso homiziado em local de difícil acesso), permitindo sua identificação e o levantamento de suas condições reativas (tipo de arma sendo utilizado, capacidade de emboscada e de reação, entre outras). Nos dias 7 e 8 de novembro será realizado um SIMULADO REGIONAL, com o tema "O APOIO DO DRONE EM OCORRÊNCIAS POLICIAIS", apresentando uma ação policial específica com tais características, divulgando a expertise de nossa unidade à demais unidades subordinadas ao CPA/M-8.
O emprego de recursos tecnológicos pelas Forças de Segurança é uma necessidade premente no atual estágio civilizacional. Considerando que o próprio crime organizado opera com diversas ferramentas desta natureza (incluindo os próprios drones), é evidente que seu enfrentamento também deve estar, no mínimo, nivelado por equipamentos que permitam uma AÇÃO POLICIAL mais eficaz, eficiente e, sobretudo, SEGURA, protegendo o cidadão e a própria integridade física de nossos profissionais. IGNORAR TAIS PREMISSAS É DESCABIDO! Que o PROGRAMA DE POLICIAMENTO COM DRONES possa alcançar seu propósito finalístico: auxiliar o Policial Militar na Defesa da Sociedade contra a marginalidade! FOCO NA MISSÃO!
AUTORES:
- Ten Cel PM Joaquim KEIDA Mendonça Ishy (Cmt do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)
- Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES)
- Maj PM Marcus ZAMORA (Coord Op do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)
- Cap PM DAVID Marques (Cmt da 5a. Cia do 14° BPM/M e Bacharel em Ciências Policiais pela APMBB)
Comentários
Postar um comentário