📱👮♀️👮♂️ METODOLOGIAS INTERATIVAS DE TREINAMENTO: O presente e o futuro na qualificação do Policial Militar!
O grande desafio que se apresenta à Força Pública Bandeirante, rumo aos seus 200 anos, está na OFERTA DE FERRAMENTA VIRTUAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE TREINAMENTO EM NÍVEL LOCAL! Embora a disponibilidade gratuita de plataformas facilite a conexão simultânea de um grande número de pessoas, as ROTINAS EM NÍVEL DE BATALHÃO E DE COMPANHIA TERRITORIAL regem-se por uma especificidade singular, onde "receitas padrão", muitas vezes, não se correlacionam diretamente com as necessidades de cada quartel.
Tal paradigma tem sido observado no 14° BPM/M, enquanto participa do PROJETO-PILOTO DE PRELEÇÃO VIRTUAL, iniciativa da Coordenadoria Operacional da Polícia Militar (CoordOp PM) que, por meio da plataforma Google Meet, oferta a oportunidade de reunir o efetivo de entrada/saída de serviço em todas as Cias, nas suas respectivas Salas de Aula, para a transmissão de conteúdo programátivo previamente analisado e aprovado pelo Comando de Força Patrulha (CFP) por, no máximo, 15 minutos. O Batalhão que protege a cidade de Osasco participa desta ação institucional desde o dia 14 de abril de 2025 e, mesmo com a aplicação num curto espaço de tempo, algumas observações práticas têm sido úteis para o uso efetivo desta ferramenta.
O HORÁRIO ESPECÍFICO DE PRELEÇÕES POR COMPANHIA têm sido um desafio considerável a ser superado para alcançar uma plena adesão no Projeto-Piloto. O 14° BPM/M possui 3 horários diferentes para a entrada/saída de serviço, baseados em momentos onde a quantidade de ocorrências por subárea permite a transmissão das novidades, a preparação das viaturas/equipamentos e o treinamento diário (não necessariamente desenvolvido nesta sequência), gerando um menor comprometimento no despacho de demandas pendentes e em andamento pelo Centro de Operações (COPOM). Além disso, a ROTINA de cada Cia obedece um padrão estipulado conforme a REALIDADE FÁTICA, perdurando de 30 minutos a 1 hora de duração, afetando diretamente o TEMPO DE PRELEÇÃO. Por fim, a CONECTIVIDADE COM AS SALAS DE AULA tem sido um obstáculo importante, já que é comum as interrupções por conta das oscilações do sinal da Internet, comprometendo consideravelmente a compreensão do conteúdo programado.
Considerando a IMPORTÂNCIA DESTA FERRAMENTA e analisando sua VIABILIDADE, o Comando da Polícia Militar em Osasco, com a devida anuência e cincordância dos níveis hierárquicos superiores, flexibilizou o Projeto-Piloto para seu uso no TREINAMENTO DURANTE O SERVIÇO (TDS), recurso que permite a reunião de algumas Unidades de Serviço durante o período para a transmissão rápida e eficaz de conhecimentos, habilidades e atitudes de natureza institucional. Tal iniciativa têm se apresentado mais apropriada com a REALIDADE FUNCIONAL desta unidade, com uma adesão média de 60% da Tropa de serviço. Ademais, os COMANDANTES DE CIA, bem como o COMANDO DE BATALHÃO, passaram a ter um canal de comunicação direta com a Tropa, repassando ordens e orientações diretamente ao patrulheiro(a), SEM INTERMEDIÁRIOS, aumentando consideravelmente a LEGITIMIDADE das determinações.
Seja pelo PVT, TDS ou PRELEÇÃO, é inquestionável a necessidade do uso das PLATAFORMAS VIRTUAIS DE TREINAMENTO na contemporaneidade, permitindo a aplicação adequada do TEMPO DE SERVIÇO para formar, qualificar, especializar, melhorar ou aperfeiçoar os Policiais Militares para as suas atribuições funcionais de natureza operacional e/ou administrativa. Entretanto, também é necessária a AUTONOMIA e a FLEXIBILIDADE dos Comandantes, desde o nível de Grupo Patrulha (CGP) até o Comando Geral (Cmdo G) para utilizar essas ferramentas conforme a CONVENIÊNCIA, NECESSIDADE E OPORTUNIDADE, tríplice base analítica pregressa fundamental, aplicada ANTES da escolha do tema de treinamento, do período a ser aplicado e, principalmente, da PLATAFORMA a ser utilizada para tal mister. Pelo uso CONSCIENTE e EFICIENTE do TREINAMENTO VIRTUAL: FOCO NA MISSÃO!
📓AUTOR:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP).
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