TECNOLOGIA E INTEGRAÇÃO: ferramentas imprescindíveis para a gestão de segurança pública no século XXI!

Na manhã deste dia 29 de novembro, foi inaugurada a Sala de Monitoramento da 5ª Cia do 14º BPM/M. Os bairros do Baronesa, Piratininga, Iapi, Rochdale, Helena Maria e demais no entorno, todos localizados no município de Osasco/SP, serão monitorados com equipamentos de vigilância de última geração, com toda a captação de vídeos centralizada num espaço dinâmico e interativo:
A incorporação da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para as atividades policiais se apresenta como uma elemento essencial para a gestão dos meios e ativos operacionais para transmitir sensação de segurança pública, bem como para restabelecer à ordem pública rompida pela prática de qualquer conduta criminosa. Drones, Câmeras de Vigilância e Sistemas de Captação de Imagens são uma realidade nesta 4ª Revolução Industrial, um mundo BANI repleto de incertezas e volatilidades. Como a criminalidade utiliza tais recursos para suas condutas delitivas, é natural que as polícias e entidades que protegem a sociedade também usem estes recursos, combatendo "fogo contra fogo":
A concretização deste projeto experimental e incipiente, estimulado pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e desenvolvido com maestria pelo Comandante da 5ª Companhia, Cap PM DAVID, apenas foi possível graças ao entendimento, COLABORAÇÃO e parceria de diversas entidades públicas e privadas que, oniscientes de sua responsabilidade e papel na sociedade, assumiram um indispensável PROTAGONISMO na condução dos labores que se concretizaram nesta data. A parte dos recursos, sobretudo da expertise no desenvolvimento das atividades de natureza tecnológica, foi fundamental para a materialização desta Sala de Monitoramento. Gratidão e reconhecimento a todos aqueles e aquelas que entenderam seu papel na Segurança Pública que, por imposição constitucional, é dever do Estado, mas é responsabilidade de todo o cidadão e cidadã! O município de Osasco está protegido pelo trabalho coordenado e integrado entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal. A INTEGRAÇÃO entre as atividades de natureza operacional e de inteligência policial permitem elevar o município ao posto de 3º mais seguro do Brasil para cidades acima de 500 mil habitantes, segundo dados do IBGE em 2023. A criação da Sala de Monitoramento apenas incrementa mais uma medida importante e de ação coordenada para gerir, com eficácia e eficiência, os recursos materiais e humanos disponíveis neste processo. Que o projeto piloto tenha a capacidade e resiliência de alcançar o SUCESSO desejado, para que possa servir de exemplo às demais Companhias e Batalhões que protegem, 24 horas por dia e 7 dias de semana, os mais de 45 milhões de habitantes que compõem o Estado Bandeirante! AUTORES: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP, Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES e Subcomandante do 14º BPM/M) 1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Militar, Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!