PROTEGENDO O TORCEDOR: O 14º BPM/M e os Jogos da Copa SP de Futebol Júnior 2024 em Osasco!

Entre os dias 8 e 19 de janeiro, o Estádio José Liberati (localizado no Jardim Rochdale, em Osasco), recebeu partidas da Copa SP de Futebol Júnior 2024. O grupo que ficou sediado na "Cidade Trabalho" teve 4 times em sua composição: Audax/Osasco, São Bento/Sorocaba, São José/RS e Flamengo/RJ. Foram 7 dias de jogos: 3 entre os times do grupo (2 jogos por dia); além de partidas únicas relativas à segunda e terceira fase, oitavas e quartas de final. O último jogo, entre Flamengo/RJ e Aster/Itaquaquecetuba, contou com mais de 10 mil torcedores na praça de espetáculo público, mobilizando uma ação coordenada por colaboração com a GCM de Osasco e da cidade paulista visitante. Não forama relatados quaisquer tipos de incidentes relativos á confronto de torcidas. Também não foram contabilizados registros incidentes e acidentes na esfera da segurança pública para as 10 partidas realizadas:
O SUCESSO DA OPERAÇÃO pode ser atribuído a alguns aspectos prepondenrantes. O PLANEJAMENTO das atividades foi essencial para o êxito das ações! Considerando que o emprego da Polícia Militar em Praças Desportivas e Locais de Espetáculo Públicos são intervenções especializadas, pressupõem uma competência específica mínima para o trato das dinâmicas envolvendo todos atores: jogadores, equipes técnicas, arbitragem, médicos, organizadores, funcionários, torcedores e moradores do bairro. Num jogo de futebol, toda a dinâmica no entorno do estádio se altera, impelindo uma indispensável ORGANIZAÇÃO do policiamento da área externa, do acesso e da parte interna ao estádio. A ANTECEDÊNCIA dos dados e informações das partidas possibilitaram o emprego adequado dos ATIVOS OPERACIONAIS na distribuição de todas as funções, além da utilização coerente e razoável dos MEIOS E RECURSOS, desde as viaturas, passando pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), escudos de policarbonato, bastões, entre outros; sem esquecer da alimentação, hidratação e do estabelecimento do Posto de Comando:
Cabe, também, destacar a COMANDAMENTO da Operação como outro viés determinativo para o pleno êxito do emprego das forças de segurança. O 1º Ten PM LUCAS MARTINS tem quase 4 anos de experiência como Comando de Força Patrulha (CFP) pelo 14º BPM/M. Além disso,o Oficial em pauta se especializou, em 2023, com o CURSO DE POLICIAMENTO EM EVENTOS, realizado pelo 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE (2º BPChq) na Capital paulista. Os CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES do Tenente em pauta foram FUNDAMENTAIS, SENDO utilizados em múltiplos prismas: determinanção da quantidade de efetivo, elaboração das escalas, distribuição no teatro de operações e, acima de tudo, a LIDERANÇA e o COMANDAMENTO com as técnicas, táticas e procedimentos operacionais sedimentados, há várias décadas, por uma das Organizações Policiais com maior reconhecimento mundial nesta área!
Por fim, mas também com a mesma relevância dos objetos casuísticos doravante citados, a PARCERIA COM AS GUARDAS MUNICIPAIS foi outro elemento de destaque na OPERAÇÃO COPA SP! A escolta e a segurança dos mais de 5 mil torcedores do time do Aster, que se deslocaram de Itaquaquecetuba para Osasco, tanto por ônibus como por trem, poderiam ter influenciado diretamente na dinâmica social do entorno. Entretanto, graças ao efetivo da GCM, empregado com grandeza quantitativa e qualitativa, a segurança foi mantida! A PREFEITURA DE OSASCO também contribuiu distintamente, com funcionários destacados na administração do estádio, bem como nas atividades de fiscalização de trânsito e contra o comércio irregular praticado por "ambulantes". A MUDANÇA DE ROTINA é insatisfatória para todos aqueles que a vivenciam. Assim, encerramos esse ensaio AGRADECENDO E EXALTANDO OS POLICIAIS MILITARES DO 14º BPM/M! Com RESILIÊNCIA aos seus princípios e valores, além de uma COMPROMETIMENTO ímpar com o Comando de Batalhão, os guerreiros e guerreiras desta centenária unidade, mais uma vez, ofertaram uma prova cabal de seu compromisso com a PMESP e com o povo de Osasco! CONTINUAMOS CONTANDO COM OS SRS E SRAS! VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA! OBRIGADO! FOCO NA MISSÃO! AUTORES: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES). 1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB). 2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!