O SIGNIFICADO DO RECONHECIMENTO E DA GRATIDÃO: Solenidade de Valorização Profissional do 14° BPM/M (16/2/24)

O 14° BPM/M realizou a SOLENIDADE DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL referente ao mês de janeiro de 2024. Entre as ações, foram entregues 11 LÁUREAS DE MÉRITO PESSOAL, 12 MEDALHAS DE MÉRITO "MILITARY POLICE", da Força Expedicionária Brasileira (FEB), 1 MEDALHA COMEMORATIVA AO 75 ANOS DO DIA DA VITÓRIA NA 2a. GUERRA MUNDIAL e 3 HOMENAGENS AOS PROFESSORES da Instrução de Nivelamento de Procedimentos Operacionais - INPO (treinamento realizado a todo o efetivo da unidade em 2023):

Em todas essas ações, alguns VALORES devem ser exportados, difundidos, replicados e, acima de tudo, cultuados. Os valores são a contemporânea prática dos PRINCÍPIOS UNIVERSAIS, que nos identificam como seres humanos que vivem em sociedade e que, por conta deste paradigma, são universais: LIBERDADE, RESPEITO, JUSTIÇA, entre outros, que são e serão sempre necessários. Mas, em nossa atualidade, a adaptação destes para nossa realidade é fundamental, sobretudo, na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), onde seus profissionais são diurtunamente, conduzidos a enfrentar, voluntariamente, uma incontável gama de mazelas e problemas. Afinal, "ninguém liga 190 para dar parabéns", mas sim para pedir ajuda por conta de um problema. E não se engane, nesse momento: O MAIOR PROBLEMA DO MUNDO SEMPRE SERÁ O SEU! Assim, é fundamental que o COMANDO desta quase bicentenária instituição VALORIZE, e exalte o valor de sua Tropa!

O RECONHECIMENTO pelos serviços de excelência prestados deve ser uma OBRIGAÇÃO para aqueles que estão à frente,  como líderes, nas chamadas "profissões de risco". Homens e mulheres que "desafiam a natureza humana", ou seja, ao invés de correr para longe do perigo, ENFRENTAM DE FRENTE E VÃO AO ENCONTRO DE QUALQUER TIPO DE RISCO OU AMEAÇA, devem ser constantemente reconhecidos. A Política de Valorização institucional permite a OUTORGA DE HONRARIAS (Láureas e Medalhas), além da CONCESSÃO DE ELOGIOS. Mas, a maior VIRTUDE do reconhecimento reside no ATO DE RECONHECER! Tal ação deve ser PÚBLICA, deve contar com a presença de AMIGOS e FAMILIARES, deve ter todo seu cerimonial militar compatível com este tão ilustre modelo (Tropa em Forma, Símbolos pátrios presentes, Continência). Toda esta RITUALÍSTICA exponencia o significado do reconhecimento justamente para a pessoa mais importante, qual seja, a que foi reconhecida!

Outro VALOR a ser enaltecido quando realizamos esta solenidade mensal, obrigatória na Instituição, é a GRATIDÃO. Muitas vezes, o Comando não consegue materializar, sequer, com a simples e poderosa palavra OBRIGADO aos profissionais que, em Osasco, atendem mais de 100 ocorrências por dia. Ao entregar uma comenda, ler um agradecimento ou dignificar uma conduta operacional ou administrativa, a gratidão sempre deve ser a tônica na retórica discursiva. Embora o Policial Militar tenha feito um solene juramento de DEFENDER A SOCIEDADE, MESMO QUE COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA, a exaltação de cada conduta positiva dignifica as MENTES e os CORAÇÕES daqueles que, diariamente, protegem o cidadão osasquense!

Enfim, de tudo que foi vivenciado e reverenciado na SOLENIDADE DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, fica nossa GRATIDÃO e nosso RECONHECIMENTO aos incansáveis heróis anônimos que, 24 horas por dia e 7 dias por semana, na chuva intensa ou no sol escaldante, no calor insuportável ou no frio gélido, estarão SEMPRE À DISPOSIÇÃO PARA RESOLVER SEU PROBLEMA E GARANTIR SEGURANÇA PÚBLICA! Policiais Militares do 14° BPM/M e de toda PMESP: OBRIGADO e PARABÉNS! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!