DIRETRIZ DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO: Planejamento e Informação como elementos essenciais para enfrentar as quadrilhas no Estado de São Paulo!

Na manhã de 16 de abril de 2024, no SESC Pinheiros (Capital Paulista), o Comandante Geral da PMESP - Cel PM CÁSSIO; e o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo - GUILHERME DERRITE, lançaram a DIRETRIZ DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. O evento contou com a participação de todos os Oficiais Superiores e Chefes de Agências de Inteligência da Força Pública bandeirante e apresenta medidas imediatas e mediatas de enfretamento das organizações criminosas, com previsão de ações nas áreas ESTRATÉGICA, TÁTICA E OPERACIONAL.
A participação de todos os Coronéis, Tenentes Coronéis e Majores evidencia uma das principais propostas do documento norteador de combate a este modal criminal: o PLANEJAMENTO! Cada Batalhão PM (Btl), Comando Regional (Cmdo Reg) e Grande Comando (Grde Cmdo) possuem PARTICULARIDADES DE INDICADORES E "MODUS OPERANDI" de quadrilhas especializadas na prática de CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO E O TRÁFICO DE DROGAS, principais condutas criminosas que financiam o crime organizado no Estado de São Paulo e no Brasil. Portanto, além de MEDIDAS GERAIS (padronizando o enfrentamento direto com o TREINAMENTO DA TROPA e o uso de EQUIPAMENTOS e TÁTICAS ESPECIAIS), também são necessárias MEDIDAS LOCAIS, analisando especificamente a tipologia e as determinantes de criminalidade das áreas e regiões, com fulcro em otimizar o emprego dos chamados ATIVOS OPERACIONAIS (meios e recursos disponíveis pelas Organizações Policiais Militares - OPMs).

A presença dos CHEFES DE AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA no referido evento também dá azo para outra importante ilação, fundamental para desmascarar e desarticular toda espécie de partido ou agrupamento criminoso especializado: a INFORMAÇÃO! O levantamento de dados fidedignos; em âmbito estadual, regional e local; são medidas prementes e indeclináveis para se chegar à localização e detenção dos líderes de facções criminosas, nos meios para a prática delitual (armas) e nos produtos dos ilícitos (bens móveis e drogas). Sem o CONHECIMENTO PRÉVIO; as ações, missões e operações policiais militares apenas atuarão no VAREJO, ou seja, o patrulhamento e o acionamento 190 resultarão, tâo somente, na prisão do criminoso local (muitas vezes, eventual e sem ligação constante com o partido criminoso). Atividades de ATACADO, desmantelando as LIDERANÇAS DAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, permitem, efetivamente, um "EFEITO CASCATA", gerando a interrupção daquela prática infracional especializada.

PLANEJAMENTO e INFORMAÇÃO, na verdade, são as alternativas vitais para o sucesso de qualquer atividade de prestação de SERVIÇO PÚBLICO À POPULAÇÃO. Seja para as atividades essenciais do Estado (SEGURANÇA, SAÚDE e EDUCAÇÃO) ou em demais meios intermediários de prestação de auxílio ao público em geral, não há eficácia (cumprir a finalidade do que se almeja), tampouco eficiência (chegar ao que se deseja no menor tempo e caminho possível), sem prospectar os cenários e vieses do futuro, com dados confiáveis. A assertiva Diretriz, apoiada nestes 2 pilares fundamentais, definitivamente emerge com elevada possibilidade de, já no curto prazo, gerar expressivos resultados. Para isso, será imprescindível o ENGAJAMENTO DE TODOS OS ATORES PRESENTES NO EVENTO cumprindo, fielmente e resilientemente, seus papéis, com o PROTAGONISMO que tal enfrentamento exige, sem esmorecer ou ceder. COMBATE AO CRIME ORGANIZADO: FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM MOSNA XAVIER (Doutor em Ciências Policiais pelo CAES, Doutor em Educação pela USP e Subcomandante do 14° BPM/M - Osasco)
Cap PM RENÓ (Mestre em Ciências Policiais pelo CAES e Coordenadora Operacional interina do 14° BPM/M - Osasco)

Comentários

  1. Finalmente uma ação que certamente será eficaz no combate ao crime organizado. Parabéns aos autores, ao Comando Geral Cel Cássio, ao Secretário de Segurança Guilherme Derrite e ao Governador Tarcísio.
    Nunca tivemos uma cúpula tão alinhada, lembrando do perfeito entrosamento com nosso Delegado Geral, Dr Artur Dian.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!