DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO e APRENDIZAGEM: Até onde a Polícia Militar precisa chegar?
Vivemos, indiscutivelmente, na ERA DAS INCERTEZAS! O acúmulo exponencial de FATOS, em progressão geométrica, tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa, aumenta inexoravelmente em virtude dos múltiplipos recursos contemporâneos de Business Inteligence (BI), atrelados a ampla variedade de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), elevadas em "clouds" e facilmente acessíveis, inclusive, em nossos mobiles. As Instituições nunca tiveram tantos ativos, recursos e meios para realizarem a GESTÃO DO CONHECIMENTO (geração, captura, análise, síntese e disseminação) e APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL (ciclo virtuoso de acúmulo de conhecimentos e reutilização adaptativa conforme tempo, espaço e contexto).
Os DADOS são fatos de natureza quantitativa (números) ou qualitativa (texto ou linguagem não numérica). São meramente DESCRITIVOS, sendo disponibilizados através de ferramentas que facilitam seu agrupamento (como gráficos, tabelas e mapas). Os dados são a BASE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO numa organização já que, apenas a partir deles, poderemos produzir conhecimento. A divulgação estatística mensal e trimestral dos indicadores criminais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a apresentação visual do quadro PM EM NÚMEROS pelo Instagram, são exemplos de dados.
Quando os dados são hierarquizados por determinada importância, ou são combinados através de uma inferência crítica do autor, temos a INFORMAÇÃO! A maioria dos BI"s disponíveis na PMESP são ferramentas de GESTÃO DE INFORMAÇÃO, já que combinam e analisam os dados a partir de "filtros" (direcionamentos volumtários) impelidos pelo próprio autor da pesquisa. Os SISTEMAS INTELIGENTES (Fotocrim, Infocrim, Detecta, SICoordOp, Muralha Paulista, etc.) exemplificam a massa crítica de informação armazenada pela Instituição nos últimos 20 anos.
Os dados e informações que, após a intervenção da INTELIGÊNCIA HUMANA e/ou ARTIFICIAL, resultam em TRANSFORMAÇÕES, geram o chamado CONHECIMENTO! Não há conhecimento sem transformação! Como exemplo, o PLANO DE COMANDO 2024 - 2031 exemplifica a Gestão do Conhecimento em sua geração, já que combina diversos dados e informações, além de mais de 1 mil participações voluntárias por e-mail e discussões de um Grupo com mais de 40 Oficiais e Praças, representando todas as especialidades de labor da Força Pública Bandeirante.
Embora o caminho esteja sendo pavimentado para que, no futuro, possamos ser reconhecidos com uma INSTITUIÇÃO QUE APRENDE, vários paradigmas precisam ser discutidos e superados na contemporaneidade. O conhecimento, per se, não é sinônimo de APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Para alcançar tal nível de maturidade, além de gerar conhecimento, a PMESP precisá disseminá-lo, internalizá-lo, sintetizá-lo, arquivá-lo e aperfeicoá-lo conforme as exigências apresentadas pelo TEMPO e ESPAÇO vivenciados. O conhecimento é eterno! Nunca é abandonado! Apenas adormece por não ter mais utilidade naquela realidade. Todavia, quando uma Instituição realmente aplica a GESTÃO DE CONHECIMENTO busca tudo o que já foi produzido e, se o CONTEXTO ASSIM O EXIGIR, atualiza o conhecimento para revitalizar sua aplicação.
Considerando o apresentado no parágrafo anterior, podemos inferir 2 máximas: 1. A PMESP se apropriou, com maturidade, da GESTÃO DA INFORMAÇÃO em sua cultura organizacional; 2. Ainda há um longo percurso para nos elevamos à uma ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE, aplicando perenemente a gestão do conhecimento. Embora a departamentalização dificulte o estímulo natural para o fomento da Gestão do Conhecimento, não podemos esmorecer frente à essa necessidade indispensável para a própria existência institucional no futuro! A dádiva que temos atualmente, com a geração do PLANO DE COMANDO 2024 - 2031, é uma excelente oportunidade para percorremos todo o CICLO DO CONHECIMENTO e nos elevamos para além da COMPETÊNCIA INDIVIDUAL, nos transformando numa entidade que planeja, faz, controla e aprende (o chamado ciclo "PDCL"). Sigamos por essa trilha rumo aos 200 anos: VAMOS TODOS JUNTOS! NINGUÉM FICA PARA TRÁS!
AUTORES:
Ten Cel PM Joaquim KEIDA Mendonça Ishy (Cmt do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES).
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES).
Maj PM Marcus ZAMORA (Coord Op do 14º BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES).
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