MOLECAGEM IRRESPONSÁVEL E INCONSEQUENTE: O perigo dos "caronas" de bicicletas nas traseiras dos ônibus!

Fonte: https://miltonjung.com.br/2012/09/12/foto-ouvinte-ciclista-pega-carona-em-onibus/

Certamente você já deve ter visto uma cena parecida com a da imagem acima. Semanas atrás comentamos que o trânsito, fora o dever do Estado, é responsabilidade de todos! Infelizmente aumenta o registro de lamentáveis episódios como o apresentado na imagem. Os chamados "caronas" arriscam suas vidas dependurando-se perigosamente na traseira de ônibus urbanos, caminhões e VUCs. Assumem um risco desproporcional e inconsequente, minimizam a importância de suas vidas, tanto para si quanto para seus familiares e amigos. Qualquer descuido ou desatenção do caroneiro ou de qualquer outro usuário da via pode ser fatal!

Além da própria exposição, o "carona" coloca em perigo iminente os demais usuários do sistema viário. A simples perda de controle nesta ação infantil ou uma queda pode ocasionar um acidente grave com outros veículos, motociclistas, pedestres e até os passageiros do coletivo. O motorista do ônibus também expõem sua profissão e sua própria liberdade por permitir, ainda que culposamente (sem a intenção), a atitude descabida do leviano e irresponsável caronista. A empresa que realiza o transporte público, por sua vez, também pode acumular prejuízos pelos potenciais danos causados no seu veículo, além de uma eventual lesão corporal, e do eventual atraso no tempo de viagem e a insatisfação dos seus clientes e usuários. Enfim... TODOS PERDEM!

A esses inconsequentes subversivos, que expõem diariamente suas vidas e dos demais, apenas para se exibirem ou testarem às instituições públicas, vai uma sugestão inteligente... DESAFIEM-SE! Desafiem-se em serem disciplinados e estudarem para ingressarem na carreira pública! Desafiem-se para se submeterem a um concurso público com 6 fases, mais de 50 candidatos por vaga, que irá exigir, simultaneamente conhecimento gerais, capacidade de produção textual, destreza e acuidade física, condição de saúde, habilidade cognitiva, motora e psicológica, além de uma vida pregressa compatível com quem deseja servir e proteger aos demais. Desafiem-se para realizar um Curso de Formação que exigirá apenas toda sua capacidade física, psicológica e intelectual para introjetar, simultaneamente, técnicas, táticas, princípios e valores que persistirão por toda sua vida, mesmo após 35 anos de uma exigente e edificante carreira. Desafiem-se para pertencer a uma Força Pública com quase duzentos anos de excelentes serviços prestados, onde a vida dos seus irmãos de farda e do cidadão é mais importante que a sua, onde seu juramento o conduz para o perigo, apenas com o propósito de preservar e restabelecer a ordem pública. Desafiem-se e seja a melhor versão de si mesmo, um exemplo para seus pais, irmãos, familiares, amigos e toda a sociedade. Desafiem-se e façam o seu máximo, o seu melhor. DESAFIEM-SE E, APENAS, TENTEM... TENTEM SER UM POLICIAL MILITAR! Toda coragem de suas atitudes serão usadas para o bem da sociedade e sua vida, hoje sem propósito, terá um fim maior, supremo e relevante! DESAFIEM-SE!

E mesmo assim, se suas vidas continuarem sem um propósito, o de bem servir ao próximo, desafiem-se a serem Seres Humanos melhores!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Comandante Interino do 14º BPM/M)
 1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!