POLÍCIA DE APROXIMAÇÃO: Base Comunitária de Segurança dos Remédios recebe visita especial!


Na manhã desta segunda-feira, 23 de outubro, a Base Comunitária dos Remédios (BCS Remédios) recebeu a visita dos Oficiais-Alunos do Curso de Especialização Profissional - Polícia Comunitária (CEP - Pol Com), realizado pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH). Na oportunidade, conheceram sobre o funcionamento desta base de referência na atividade de policiamento comunitário, bem como os programas e projetos desenvolvidos. Vivenciaram algumas das atividades realizadas com as crianças, adolescentes e moradores do local, como aulas de artes marciais, horta e plantação comunitária e outras intervenções em parceria que agregam uma aproximação importante do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (14º BPM/M) com os moradores da 4ª Companhia (4ª Cia).

A Polícia Comunitária, juntamente com a Excelência pela Gestão e os Direitos Humanos, compõem o tripé que sustenta e implementa o Sistema de Gestão da Polícia Militar (GESPOL). A importância desta vertente de atividade foi alçada à uma FILOSOFIA institucional, devendo ser respeitada e implementada em todas as ações, sejam elas de natureza operacional ou administrativa. Conhecida como "POLÍCIA DE APROXIMAÇÃO", e tem como principal intuito estreitar laços de parceria com a população, potencializando a sensação de segurança e permitindo uma importante troca de informações para aperfeiçoar o policiamento ostensivo e as intervenções repressivas imediatas. No esteio da Pol Com, uma série de produtos e serviços institucionais foram agregados para tornar a filosofia ainda mais eficaz e eficiente, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e ao Álcool (PROERD), o Programa Vizinhança Solidária (PVS), entre diversos outros.

Osasco, com seus quase 800 mil habitantes, possuindo o 2º Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com uma localização estratégica sob o ponto de vista geográfico e geopolítico, tem particularidades específicas, que resultam numa intervenção cirúrgica e específica da Polícia Militar na preservação e restabelecimento do ordem pública. A BCS dos Remédios, com suas atividades, atende às expectativas pois se constitui numa excepcional SOLUÇÃO LOCAL, ou seja, adaptada à realidade fática enfrentada pela comunidade, justificando sua persistência ao longo dos anos. O ENGAJAMENTO SOCIAL deve ser natural e contínuo, desenvolvido numa via de mão dupla, com responsabilidades comuns e concorrentes entre os atores sociais envolvidos.

A "receita" que deu certo na 4ª Cia pode ter resultado diverso em outra localidade. A multiplicidade de programas de policiamento primários, secundários, atividades operacionais diversas, além de programas e projetos, deve ser analisada conforme a necessidade da "polícia de aproximação" em determinado espaço e tempo. Conhecer a carteira de produtos e serviços institucionais, entender a premente necessidade da presença da polícia conforme as circunstâncias que envolvem o processo de socialização em determinado local e contagiar os Policiais Militares envolvidos na implementação são as principais medidas que todo Comandante deve tomar ao realizar intervenções na área de Policiamento Comunitário. A mensagem importante a ser deixada aos nossos ilustres visitantes é: antes de se aproximar da comunidade, aproxime-se de sua Tropa; explore o potencial de cada Policial Militar para que este seja a sua melhor versão sempre, para o bem da Polícia Militar e do povo paulista. FOCO NA APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE! FOCO NA MISSÃO! Porque nossa missão é servir e proteger!

AUTORES: 

 Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Comandante Interino do 14º BPM/M)

 1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)

Comentários

  1. Parabéns aos envolvidos nessa causa. Polícia Militar sempre fazendo a diferença.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!