UM TRIBUTO AOS HERÓIS DA POLÍCIA MILITAR EM OSASCO: Aniversário de 131 anos do 14° BPM/M!

Hoje, neste memorável 25 de outubro de 2023, o 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, o “catorze”, completa seus 131 anos de existência. Os 688 valorosos integrantes desta centenária unidade da Força Pública bandeirante têm muito que comemorar. O “catorze” é responsável pela preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo fardado da “Cidade Trabalho”, que possui o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e o sétimo em nível nacional. Esta complexa cidade da metrópole paulista com seus cerca de 800 mil habitantes, cortada por grandes e vitais rodovias para o transporte de pessoas e cargas que fazem girar a economia do maior estado da federação.

Sua origem remonta à época da Polícia Marítima do Porto de Santos, com criação em 25 de outubro de 1892, sendo reorganizado em 16 de setembro de 1911. A partir de 27 de outubro de 1952, a Polícia Marítima do Porto de Santos passa a denominar-se de “Polícia Marítima dos Portos do Estado de São Paulo”, sendo que em 27 de maio de 1968 passar a incorporar à Guarda Civil do Estado de São Paulo. Esta por sua vez é unificada com a Força Pública do Estado de São Paulo, por motivo do Decreto-Lei nº 217, de 08 de abril de 1970.

No dia 1º de março de 1971, a unidade policial recebe o nome de “34º Batalhão de Polícia Militar”, organizada com quatro companhias territoriais. Em 28 de janeiro de 1974, o batalhão é oficialmente transferido para Osasco, reestruturado com as 04 companhias e uma Companhia de Comando e Serviços, abrangendo toda região oeste da área metropolitana da capital paulista. E finalmente, em 15 de dezembro de 1975, o 34º Batalhão de Polícia Militar passa a denominar-se “14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano” (14º BPM/M). Através de outras reestruturações da Instituição, o “catorze” teve sua área dividida e deu origem a outras unidades policiais que compõem o Comando de Policiamento de Área Metropolitano-8; o 20º BPM/M, sediado em Barueri; o 25º BPM/M, sediado em Itapecerica da Serra; o 33º BPM/M, sediado em Carapicuíba; o 36º BPM/M, sediado em Embu das Artes e o 42º BPM/M, que também tinha sede em Osasco, na zona norte do município, mas que a partir de dezembro de 2020 foi “adormecido” e aglutinado ao 14º BPM/M.

Por aqui labutaram alguns protagonistas e especialistas atuais em segurança pública que muito fazem pela cidade-trabalho, com destaque para nosso Secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, que aqui atuou como jovem tenente e hoje é responsável pela tranquilidade dos mais de 45 milhões de paulistas. Assim como o atual Secretário de Segurança Pública do município, Cel PM Virgolino, que trabalhou grande parte da carreira na unidade, comandando o 14º BPM/M antes de sua passagem para a inatividade. Espelhando-se neles e superando todos os hercúleos desafios da atualidade, os Oficiais e Praças que se irmanam no cumprimento do sagrado e solene juramento de defender à sociedade paulista, mesmo com o sacrifício da própria vida, dão provas cabais de seu compromisso e comprometimento com cada criança, jovem, adulto e idoso que mora, trabalha ou circula em Osasco.

Apenas em 2023, de janeiro a setembro, foram atendidas 48.195 ocorrências, sendo realizadas 54.991 buscas pessoais, resultando em 95 sindicados, 272 procurados recapturados, 35 armas de fogo apreendidas, 962 veículos recuperados e mais de 60 quilos de drogas retirados das ruas. Com o resultado, foram feitas mais de 200 inserções nas mídias regionais e locais com notícias positivas acerca do excelente trabalho realizado por nossos profissionais, ajudando a divulgar nossa produtividade, ação de presença, e o aumento da sensação de segurança do povo osasquense.

Sob o Comando do Ten Cel PM KEIDA, que iniciou sua ilustre carreira na Unidade, e hoje é o Comandante da nossa Organização Policial Militar, a atividade-fim é priorizada e valorizada. Com a realização de ações e operações, eleva o patrulheiro à condição de protagonista! O Grande destaque é a Operação FORÇA CONJUNTA, que em suas 5 fases ajudaram a integrar as ações colaborativas do 14º BPM/M com a Guarda Civil Municipal de Osasco e a Polícia Civil. A VALORIZAÇÃO da Tropa também têm se constituído numa marca indelével do atual Comando: foram outorgadas mais de 80 Láureas de Mérito Pessoal, confeccionados mais de 600 elogios, além da criação da “challenge coin” comemorativa ao centenário da unidade. Graças ao apoio incondicional da prefeitura, em especial do prefeito Rogério Lins, do Secretário Municipal de Segurança, Cel PM Virgolino, a 3ª e 4ª Companhias terão novas sedes, em processo final de construção, garantindo um espaço novo e mais digno ao Policial Militar. A dinâmica de reparos e consertos de nossas viaturas garantem, em média, 8 carros ou motos patrulhando à área de uma Cia territorial, perfazendo sempre, no mínimo, cerca de 50 unidades de serviço presentes 24 horas por dia, 7 dias por semana, em nossas ruas e avenidas. Com estes robustos e incontestes dados, ressaltamos o esforço e dedicação daqueles que labutam na atividade-meio, imprescindíveis para o sucesso de nossas ações diárias.

Ao completar 131 anos de existência, cada Policial Militar do 14° BPM/M dignifica um dos versos estampado no hino de Osasco: “De mãos dadas, cultura e raças / Se embalaram num mesmo querer / E do sonho se fez a cidade / Que hoje se orgulha de ser / Osasco-Cidade Trabalho". Que os momentos de glória que vivemos hoje, se perdurem pelos próximos anos. Que sigamos todos juntos, rumo aos 200 anos, horando nossa Instituição, dignificando nossa história e protegendo à cidade! PELA POLÍCIA MILITAR, POR OSASCO, PELO CIDADÃO! FOCO NA MISSÃO! PARABÉNS “CATORZE”, GLORIOSO 14° BATALHÃO!

AUTORES: 

 Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP, Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES e Comandante Interino do 14º BPM/M)

 1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-grauado em Direito Militar e Direito Penal pela UNICSUL, Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB e Comandante de Força Patrulha do 14º BPM/M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!