192 anos: nossa quase Bicentenária Instituição! Rumo aos 200 anos!


Hoje, dia 15 de dezembro de 2023, celebramos mais um aniversário de nossa gloriosa corporação! A Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 192 anos, de uma história repleta de glórias e conquistas. E, como em toda comemoração, deve-se olhar para trás, e relembrar de cada detalhe que nos levou aos dias atuais. Dessa maneira, como uma forma de uma singela homenagem aos que serviram e construíram a maior Polícia Militar da América Latina, nosso Centenário Batalhão dedica este ensaio.

Organizada e reogarnizada por diversas vezes desde a sua criação, a Milícia Paulista possui seu início marcado no ano de 1831, sob o comando de nossos eternos Feijó e Tobias: "... Os cento e trinta de trinta e um" - 100 homens da tropa de infantaria a pé e 30 homens da tropa de cavalaria - esses nobres guerreiros posicionaram os primeiros "tijolos" na construção e solidificação de nossa história. Inicialmente denominada como Guarda Municipal Permanente, nossa instituição passou, também, por mudanças em seu nome, como Força Policial e a famosa Força Pública, mas sempre com o mesmo objetivo: servir e proteger à sociedade paulista!

Nossa evolução sempre acompanhou o crescimento da sociedade: como um exemplo, no ano de 1864, nossa presença já alcançava 50 municípios, além da Capital. Em 1880, um apoio mais do que necessário: criou-se a unificação do nosso atual Corpo de Bombeiros à nossa gloriosa instituição, e que era composto, inicialmente, por 21 heróis. E, falando ainda sobre o importante e histórico século XIX, um novo marco impulsionou nossa aguerrida tropa: o início da construção do famoso "Quartel da Luz", onde hoje abriga as instalações do 1° Batalhão de Polícia de Choque (ROTA), em um ano marcante para todo o país, quando foi abolida a escravidão e dado o início para a grande miscigenação em nossas fileiras, elevando nosso respeito à dignidade da pessoa humana.

Um novo impulsionador para nossa história encontra-se entre o período de 1906 a 1924: a Missão Francesa, em que Militares da polícia francesa vieram a São Paulo para treinar e instruir nossos guerreiros, deixando-nos grandes heranças, tradições e modalidades utilizadas até hoje. E como não falarmos da marcante Revolução Constitucionalista de 1932, quando nossa destemida tropa travou um embate contra a opressão e ditadura do governo federal, sagrando-se vitoriosa no campo político... "Por São Paulo e Grandeza do Brasil". 

Poderíamos falar de todos os feitos... como a utilização de nossos gloriosos combatentes em batalhas na Itália na 2ª Guerra Mundial, ou como o pioneirismo na América Latina da criação do Corpo de Policiamento Especial Feminino em 1960... o fato é que esta data remonta toda uma história de lutas e crescimentos, e, no caminho, temos heróis que tombaram e deram suas vidas à população; aos irmãos de farda; aos superiores, pares e subordinados; aos familiares e amigos; e a tão importante sociedade paulista e brasileira, a cada morador de nosso Estado e adjacências! 

Nossa tropa que, em 1970, viu sua unificação gerar o novo nome: Polícia Militar do Estado de São Paulo. Uma união entre a Guarda Civil de São Paulo e a Polícia Paulista.
E olhando para a grandeza de uma instituição de quase 80 mil guerreiros e guerreiras, que, diuturnamente "combatem o bom combate", honram os que tombaram, honram seus ideais, e chegamos a uma conclusão: os 192 anos são a realidade de cada "tijolo" e gota de suor colocado por cada herói que nos deixou e por cada herói que nos ampara ainda nos dias de hoje.

Obrigado, Policial Militar! Esta comemoração não é só da "Polícia Militar do Estado de São Paulo", mas sim, de cada um de vocês que construiu essa história. Vida longa à Milícia Paulista! Vida longa à gloriosa Polícia Militar!

Vamos todos juntos! Ninguém fica para trás.


Autores: 1º Ten PM Lucas Martins de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB) 
2° Ten PM Daniel de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!