VENCENDO A SUBCULTURA DA NEGATIVIDADE: A produtividade do 14° BPM/M durante o feriado natalino de 2023!

Entre os dias 21 e 25 de dezembro, 22 ocorrências foram conduzidas pelos valorosos Policiais Militares do 14° BPM/M. Como destaque, 10 presos que estavam de liberdade provisória, na chamada "saidinha" do Natal, foram recapturados pelo descumprimento das medidas autorizativas para tal concessão (permanência em casa das 19h00 às 06h00, uso da tornozeleira eletrônica, entre outras). Ademais, mais de 100 veículos (motocicletas em sua maioria), foram autuados, sendo multados e/ou recolhidos conforme a gravidade da infração:
Tal PRODUTIVIDADE é comum em períodos de festas natalinas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, principalmente em Osasco! Embora os dados quantitativos sejam bem mais elevados em relação à 2022, a natureza dos atendimentos praticamente não se alterou em relação ao ano passado: pertubação do sossego, roubo, furto, pancadões, rachas, direção perigosa e direção sob a influência de álcool eram e são os principais casos registrados!

A repetição cronológica do mesmo cenário, ano após ano, insurge-se num fenômeno que pode conduzir a sociedade paulista à alimentar mantras paradigmáticos, estimulando uma SUBCULTURA DE NEGATIVIDADE: "impunidade", "deturpação da juventude", "falência dos valores", "culto à ilegalidade", "desafio ao sistema"... Tais ilações, todas entre aspas, são repugnadas pela comunidade mas, nas conversas informais, entre familiares e amigos, ecooam como um dogma insuperável, eivado pela legitimidade dos retumbantes e repetitivos números retroapresentados.

O POLICIAL MILITAR VEIO DA SOCIEDADE! Portanto, é um processo natural ele(a) estar inserido(a) na percepção derrotista desta subcultura. Entretanto, mantêm-se FIRME NOS SEUS PROPÓSITOS, RESILIENTE EM SEUS PRINCÍPIOS e, ano após ano, continua cumprindo sua missão de servir e proteger a sociedade. O JURAMENTO de defender o cidadão, mesmo com o sacrifício da própria vida, somado ao COMPROMISSO E COMPROMETIMENTO DO COMANDO, ladeando e apoiando cada profissional da PMESP em suas ações, ajudam a explicar a superação da retórica negativa, focando-o(a) sempre em ofertar o seu melhor, com EFICÁCIA E EFICIÊNCIA, 24 horas por dia e 7 dias por semana!

Com absoluta convicção, as mesmas mazelas sociais que ocorreram no período natalino deste ano irão se repetir em 2024... E com a mesma certeza, a POLÍCIA MILITAR, através do 14° BPM/M, estará presente para combater o crime, fazer cumprir a lei, preservar a ordem pública e proteger a sociedade na "cidade trabalho"! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB) .
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!