ACREDITAR SEMPRE: Resiliência e Persistência dos Policiais Militares do 14° BPM/M levam á prisão de criminoso homiziado às margens do Rio Tietê, em Osasco/SP!

No final da manhã dia 24 de janeiro de 2024, durante patrulhamento pela região central da "Cidade Trabalho", uma Equipe logrou êxito em identificar um veículo produto de FURTO em deslocamento. Após acompanhamento e cerco, durante a abordagem na marginal de Osasco, um indivíduo foi detido e outro empreendeu fuga em direção ao Rio Tietê, desaparecendo próximo às suas margens. 
Todo o efetivo da 5a. Cia foi mobilizado nas buscas. Foram acionados 2 helicópteros "Águia", do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), que sobrevoaram por cerca de 30 minutos as duas margens do Rio, sem êxito na localização. 

Após cerca de 1 hora, o Comando do 14° BPM/M chegou ao local para supervisionar seu efetivo. Era notória a PERSISTÊNCIA e a RESILIÊNCIA das Unidades de Serviço que atendiam e apoiavam a ocorrência. Todas as Equipes que estavam no local ACREDITAVAM que o criminoso estava nas margens do Rio Tietê, aguardando o cerco se dispersar para fugir do local.

Consciente da CAPACIDADE do seu efetivo e da necessidade de colocar, na prática, o verdadeiro sentido de COMANDAR ("mandar junto"), o Cmt de Btl, com CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO, mediou o suporte logístico de uma Empresa que fazia a limpeza do leito do rio para iniciar uma busca em embarcação navegável. Como não haviam barcos à disposição, foi ofertada uma "barcaça" (responsável pela retirada de detritos), impulsionada por um trator com guindaste. A operação para que o transporte fosse colocado em condições demoraria, entretanto, cerca de 1 hora.

Mesmo com tal dificuldade, com PACIÊNCIA e INTELIGÊNCIA, o Comando aguardou a disponibilização do transporte e MOTIVOU sua Tropa para permanecer no cerco. Após 15 minutos de "patrulhamento hidroviário", o CRIMINOSO FOI LOCALIZADO PELO CMT DE BTL JUSTAMENTE NO LEITO ONDE SE CONCENTRAVA A MAIORIA DOS POLICIAIS MILITARES. Com o corpo submerso, o infrator escondeu sua face embaixo de uma caixa de marmita, impossibilitando a localização aérea e por terra. Detido e higienizado, permaneceu preso no 10° DP:
Várias características positivas do trabalho policial podem ser enaltecidas nesta ação, que durou quase 3 horas desde o início do flagrante delito, exaltadas neste ensaio com os VALORES destacados em caixa alta. Encerramos este singular e inusitado "storytelling" com uma das características mais necessárias na convivência em nossa sociedade, onde condutas discutíveis impelem um círculo pernicioso de replicação de mazelas mas que, se utilizadas para fazer o bem, resultamnum efeito diametralmente oposto... O EXEMPLO! De nada adianta liderar, apenas, com palavras. Afinal, "AS PALAVRAS ELUCIDAM, MAS OS EXEMPLOS ARRASTAM!" Parabéns ao Comando e aos PMs do 14° BPM/M! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!