FORÇA, VELOCIDADE, AMPLITUDE E RESISTÊNCIA: As Operações Policial-Militares em Osasco/SP!

O conceito de OPERAÇÃO POLICIAL-MILITAR é derivado da caserna e seu propósito se diferencia de qualquer tipo de ação comum ou ordinária. É uma atividade EXTRAORDINÁRIA realizada por uma Tropa específica, preparada para o cumprimento de uma missão peculiar, num determinado tempo e espaço. Assim, as Operações não são desfocadas de local. Tampouco tem tempo indeterminado, possuindo dia e hora para começar e terminar.

A OPERAÇÃO POLICIAL-MILITAR possui 4 atributos singulares: FORÇA (efetivo quantitativamente elevado e qualitativamente diferenciado), VELOCIDADE (mobilizada, acionada, empregada e desmobilizada em curtíssimo lapso temporal), AMPLITUDE (satura territorialmente a localidade alvo de sua intervenção, independentemente da dimensão geográfica) e RESISTÊNCIA (poder reativo proporcional às forças dissuassivas e ilegais contrárias ao seu propósito). A ausência de qualquer um destes 4 requisitos desqualifica e desnatura o propósito desta atividade, mitigando o potencial impacto que este emprego específico poderia atingir.

Considerando o quarteto essencial que define qualquer OPERAÇÃO POLICIAL-MILITAR, o Comando do 14° BPM/M emprega, com inteligência, racionalidade e discrionariedade, os recursos e meios disponíveis, mobilizando os adequados ATIVOS OPERACIONAIS para estas intervenções pontuais.

Algumas OPERAÇÕES realizadas por este centenário Batalhão são INSTITUCIONAIS, ou seja, são implementadas em todas as Organizações Policial-Militares (OPM) do Estado de São Paulo. A OPERAÇÃO ADAGA VII (busca e captura de foragidos da justiça nas semanas que antecedem o feriado carnavalesco), a OPERAÇÃO PAZ E PROTEÇÃO (realizada aos finais de semana para coibir pancadões e bailes funk ilegais) e a OPERAÇÃO FORÇA TOTAL (que mobiliza Equipes de Força Tática do Comando Regional 8 para saturar determinado bairro ou localidade da "Cidade Trabalho") exemplificam o emprego de Tropa com modais unificados e regrados pela Coordenadoria Operacional da PMESP.

Conisderando, também, as NECESSIDADES LOCAIS, o 14° BPM/M planeja e implementa OPERAÇÕES ESPECÍFICAS, que atendem cirurgicamente as demandas por segurança pública em Osasco. Em algumas delas, o binômio EFETIVO + RECURSOS são próprios e exclusivos do Batalhão, como a OPERAÇÃO "AMANHECER EM OZ" (onde as Companhias Territoriais reforçam o efetivo para garantir a tranquilidade do cidadão durante o deslocamento matinal para o trabalho). Em outras, ocorre a chamada AÇÃO COORDENADA POR COLABORAÇÃO, onde outros protagonistas na segurança pública osasquense são mobilizados para compartilhar, integrativamente, suas funções, como a OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA (onde PM, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal operam 24 horas, com saturação local pontual e troca de informações).

Seja qual for o objetivo, o modelo ou o emprego, a POLÍCIA MILITAR EM OSASCO está alinhada com os propósitos finalísticos e conceituais das OPERAÇÕES POLICIAL-MILITARES. Independentemente de seu foco, duração ou destinação, a POPULAÇÃO OSASQUENSE SEMPRE SERÁ BENEFICIADA pois terá, à sua disposição, uma TROPA TREINADA, COESA E PREPARADA para combater o crime, aplicar a lei e garantir a segurança, a tranquilidade e a salubridade pública. Afinal, como apregoa a SUN-TZU, na obra icônica "A ARTE DA GUERRA", o planejamento e a inteligência da OPERAÇÃO POLICIAL-MILITAR permitem identificar a vulnerabilidade das organizações criminosas, impingindo nestas, com máximo poder e impacto, os 4 atributos desta intervenção por meio de uma Instituição que protege o Estado paulista há quase 200 anos: "Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força!" FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!