QUARTÉIS, VIATURAS, EQUIPAMENTOS... O que há de maior VALOR no 14° BPM/M?

O 14° BPM/M inicia o ano com expressivos índices de produtividade policial, elevados pelos inquestionáveis resultados alcançados nas Operações Força Conjunta (fases 1 e 2) e ao início das Operações "Amanhecer em Oz". Neste espiral, 2024 promete ser um ano de intenso trabalho, que terminará com uma expoente vitória das Forças de Segurança de Osasco contra todos os tipos de modalidades criminosas. Qual a principal justificativa para explicar tal incremento no trabalho da Polícia Militar na "Cidade-Trabalho"?

O imponente número de VIATURAS disponibilizadas ao patrulhamento motorizado, com certeza, ajuda a explicar tal fenômeno. Em média, mais de 50 carros e motos do 14° BPM/M realizam o radiopatrulhamento no período matutino e vespertino. Já, ao anoitecer e na madrugada, onde a circulação de pessoas e veículos é bem menor, cerca de 40 veículos garantem a ostensividade numa das maiores cidades do Estado de São Paulo, com quase 800 mil habitantes e o 2° maior produto interno bruto (PIB) desta unidade federativa.

Os equipamentos também podem explicar o exponencial aumento da qualidade do trabalho da PMESP em Osasco. Nos últimos anos, cerca de 100 Armas de Incapacitação Neuromuscular (AIN) foram disponibilizadas aos Policiais Militares do Batalhão, ofertando um importante recurso no escalonamento do uso da força policial, reduzindo sensivelmente o emprego do meio letal nas intervenções policiais, pois o monopólio do uso da força é exclusivamente do Estado! O investimento no TREINAMENTO também entra nesta conta. Em 2023, a Instrução de Nivelamento de Procedimentos Operacionais (INPO) habilitou 100% do efetivo do 14° BPM/M com técnicas de conduta de patrulha em local de alto risco e de atendimento pré-hospitalar tático (APH tático), aumentando o repertório técnico para o atendimento das centenas de ocorrências diárias no município.

Outro elemento que tem sua importância para racionalizar o efeito positivo da produtividade da PM em Osasco é a melhoria das INSTALAÇÔES FÍSICAS. Apenas em 2023, foi construída e entregue a nova sede da 3a. Cia (responsável pela segurança do Centro de Osasco), além de iniciado o novo aquartelamento da 4a. Cia (que protege parte da zona norte). Já, para 2024, além da entrega da 4a. Cia, foi iniciada uma parceria com o Poder Executivo Municipal e Legislativo Federal para uma ampla reforma na 1a. Cia, que mantém a ordem pública numa parte importante da zona sul do município.

Grande quantidade de viaturas, equipamentos não letais, treinamento com técnicas e táticas consagradas para o aprimoramento do trabalho policial, quartéis com espaço compatível e digno para os profissionais... Realmente todas essas explicações contribuem, subsidiariamente, para contextualizar o recente e perceptível sucesso do 14° BPM/M. Entretanto, a VERDADEIRA JUSTIFICATIVA perpassa por todos esses elementos, já que a causa finalística da vitória da Polícia Militar em Osasco no combate ao crime esteve, está e sempre estará na nossa TROPA BANDEIRANTE! Afinal, os homens e mulheres que envergam a farda cinza bandeirante dirigem as viaturas, aplicam as técnicas, usam os equipamentos e ocupam as instalações. São o MAIOR PATRIMÔNIO DA INSTITUIÇÃO e,  por conseguinte, do Batalhão da PM em Osasco. Assim, para que os valorosos Policiais Militares possam cumprir seu dever de servir e proteger o cidadão, imprescindível a função do COMANDO da unidade: estando sempre a frente, priorizando a atividade-fim, sendo e dando exemplo, liderando! Os Oficiais do 14° BPM/M estão imbuídos e engajados na aplicação consciente dos meios, recursos e ativos operacionais, sempre alinhados com o propósito finalístico, que coincide com seu dever e obrigação como Comandante!

Enfim, o sucesso no labor de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública sempre será explicado pelas PESSOAS que pertencem à essas Corporações! Formadas com qualidade, valorizadas profissionalmente e comandadas com honra, sempre entregarão o seu MÁXIMO e o seu MELHOR pela causa pública. Imbuídos deste mantra, sigamos firmes e fortes por um 2024 MAIS SEGURO! Polícia Militar rumo aos 200 anos: Vamos todos juntos, ninguém fica pra trás! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).
1º Ten PM LUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).
2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!