A MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA: Concerto comemorativo aos 59 anos da Banda Regimental do CPA/M-8 (22/4/24 _seg_Teatro Municipal de Osasco)

Na manhã desta terça-feira, 2 de abril de 2024, o quadro "Destaques da PM", que compõe o programa "PM E A COMUNIDADE", componente da grade semanal da TV Osasco, com transmissão nacional via Combrasil, apresentou um pouco sobre o dia a dia dos integrantes da Banda Regimental do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8), responsável pela segurança e proteção dos cidadãos que residem, trabalham ou frequentam as 14 cidades da região, contando com quase de 3 milhões de pessoas!

Na oportunidade, foi divulgado para a sociedade osasquense um grande evento comemorativo aos 59 anos desta Banda,cuja história se entrelaça, imbricadamente, com do próprio Comando Regional. No dia 22 de abril de 2024, uma segunda-feira, a partir das 19h00, o TEATRO MUNICIPAL DE OSASCO receberá os músicos da BANDA e do CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR, num concerto integrado e eclético, totalmente fora do convencional, com a apresentação de um amplo repertório, incluindo trilhas sonoras de filmes ("Vingadores" e "Piratas do Caribe"), covers (Elvis Presley) e muito mais. A entrada será a oferta de 1 KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL, destinado ao Fundo Social de Solidariedade, sendo entregue oficialmente ao Prefeito e à Priemria-Dama minutos antes do início do espetáculo?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA BANDA PARA A POLÍCIA MILITAR? A música integra um longívo e importante papel na história da então Força Pública bandeirante. O CORPO MUSICA DA POLÍCIA MILITAR (CMus) é uma das unidades mais antigas da Instituição, sendo participante direta das 2 missões francesas que, praticamente, definiram a estrutura e o profissionalimso desta Corporção que, na segunda metade do século XX, viria a se tornar a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Além do inegável protagonismo histórico, as Bandas também carregam uma importância estratégica na formação do militar. As canções e dobrados, ecoados com vibração pelas Tropas, instigam a DISCIPLINA e a CORAGEM (dois dos 12 valores fundamentais presentes no Regulamento Disciplinar da PMESP), além de estimular a garra, a dedicação, o ENTUSIASMO, a RESILIÊNCIA, bem como outros atributos atitudinais que devem fazer parte do esteótipo profissional daqueles que juram, COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA, defender a sociedade paulista. Nos cursos de formação, as canções e músicas são verdadeiros companheiros de jornada, contribuindo para a superqção de todas as adversidades e desafios, típicos das formações em nossas Casas de Ensino Superior.

Por fim, as Bandas também influenciam e interferem na própria sociedade! Como dizia Napoleão Bonaparte: "uma banda pode conduzir a população para festas ou para guerras"! SEMPRE SEGUIMOS AS MÚSICAS! Ao som delas, eternizamos momentos em nosso imaginários, que permanecerão sempre vivos em nossas memórias. É com esse desejo que reforçamos o convite para que todos participem do CONCERTO COMEMORATIVO AOS 59 ANOS DA BANDA REGIMENTAL DO CPA/M-8! Com certeza, será marcante e inesquecível para aqueles que tiverem o privilégio de vivenciarem, conosco, essa magnífica noite! FOCO NA MISSÃO! 

*AUTORES:*
*Maj PM* Eduardo *MOSNA XAVIER* (Doutor em Ciências Policiais em Segurança e Ordem Pública e Subcmt do 14º BPM/M)
*Maj PM FERDINANDO* Córdoba Andreucci (Mestre em Ciências Policiais em Segurança e Ordem Pública e Subch do CMus)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policial 24 horas: a abnegação de quem arrisca a vida ao bem estar alheio.

CONTRA A ORDEM E PELO CAOS: mais um ato de barbárie ceifa a vida de um Policial Militar!